Vocês conhecem a regra do 5.1?

19/06/2020

Outro dia desses descobri que para construir relacionamentos felizes e saudáveis são necessárias 5 interações positivas para cada interação negativa. Um professor chamado John Gottman fez um experimento na Universidade de Washington, nos EUA, e chegou a essa conclusão. 

O experimento foi feito com casais, mas vale pra todo tipo de relacionamento (marido, esposa, namorado (a), mãe, pai, avó, avô…) 

Fiquei chocada com o quanto os momentos negativos são mais fortes que os positivos!!! Fazer apenas uma coisa positiva para reparar algo que não foi legal não é suficiente. Isso significa que se um dia você perdeu a paciência e gritou com seu filho, apenas levá-lo para se divertir no parquinho não vai compensar. É preciso buscar mais outros 4 momentos legais. 

Mas achei bacana ter a consciência que ao chatear uma pessoa, a situação não irá se resolver magicamente. É necessário esforço, planejamento e tempo (que depende da situação, da pessoa e de suas crenças)

Às vezes isso parece impossível, né? Mas não é!! Tendo isso em mente, tento manter as rédeas das emoções e buscar reverter as interações ruins o mais rápido possível. Uma frase que quase sempre funciona para mim é: “vamos rebobinar a fita e começar de novo?”

E assim vamos seguindo...construindo e mantendo saudáveis os  quem nos importamos e queremos bem!

Por Alessandra Kredensir, Mãe do Bê e do Gui

 

postagens anteriores

Amamentação de Sucesso

12/07/2020

A amamentação pode ser o momento mais valioso entre a mãe e o bebê, e além de criar um vínculo...

Ler mais

A romantização da maternidade e a saúde mental das mães.

09/07/2020

A romantização da maternidade e a saúde mental das mães

Aquela frase clichê que diz que “ser...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!