topo

Vamos começar do começo? Afinal, o que é “se preparar para a gestação?”

25/01/2021

Com certeza muitas de vocês já ouviram por aí, informações a respeito de fisioterapia no preparo para o parto. Pois eu lhe digo que a fisioterapia vai muito além. Sabe por que? Por que oferece benefícios para a gestante em todas as fases dessa jornada e, não somente, para o parto. Durante todo o processo de gestar, nosso corpo sofre inúmeras transformações para acomodar um bebê por tantos meses. Essas transformações são fisiológicas e necessárias. Porém, algumas gestantes podem sentir um impacto negativo com essas mudanças, enquanto que outras, não. E com isso, a fisioterapia pode direcionar o acompanhamento de acordo com a necessidade de cada uma. 

O assoalho pélvico é a região corporal que mais nos chama a atenção no acompanhamento das gestantes. Deve ser treinado para melhorar a função pélvica na gestação e reeducar a postura, tratando e prevenindo desconfortos na região lombar e pélvica, prevenir disfunções no pós-parto (independente da via) e facilitar o trabalho de parto vaginal. 

Esse conjunto de músculos deve contrair e relaxar de forma eficaz, junto com as funções de coordenação e controle, para  conter e liberar urina, fezes e flatos. Além disso, são responsáveis pela sustentação dos órgão pélvicos e também está relacionada a função sexual em qualquer fase da vida. 

No próximo texto iremos conversar sobre como fica essa região durante a gestação, o que acontece com esses músculos no parto e qual o resultado no pós-parto. Não percam!

Por Bianca Boscarino, Fisioterapeuta, Doula e mãe do Miguel.

Para conhecer mais o trabalho da Bianca é só acessar o instagram @fisioterapiaobstetrica.

_____________

Você está grávida e quer se preparar para chegada do bebê?

Então conheça nosso Curso: "Vou ser Mãe, e agora?"

postagens anteriores

A infância e o paradoxo do tempo

12/01/2023

Você já parou pra pensar na infância pela ótica do tempo?

A infância, assim como as outras fases da...

Ler mais

Como reencontrar a mulher depois da maternidade?

09/11/2022

A maternidade é tão intensa e avassaladora, que, grande parte das mulheres que se tornam mães, vivem uma espécie de...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!