topo

Por que alguns bebês acordam tão cedo

07/10/2020

Quando falamos de sono, temos que ter em mente seu conceito e do que ele depende para acontecer.

A função do sono é a consolidação da memória e atenção, o desenvolvimento do cérebro, melhorar o sistema imunológico, conservar energia e desintoxicar o organismo. É durante o sono que ocorrem ações de alguns hormônios, crescimento e amadurecimento das células e a depuração de algumas substâncias.

Os hormônios que mais influenciam o sono são: Melatonina, Adenosina, Cortisol, GH (Human Growth – hormônio do crescimento) e TSH (hormônio tireoestimulante).

  • Melatonina: é um neurohormônio ligado à regulação do sono. Ela é produzida pelaglândula pineal e atua no organismo em relação às mudanças de ambiente (dia/noite, claro/escuro). A produção desse hormônio depende da AUSÊNCIA de luz, por isso sua maior liberação é no período noturno. Deste modo, luzes acesas ou abajures podem prejudicar o sono. Os bebês ainda não têm a glândula pineal totalmente desenvolvida acarretando na sua produção de forma bastante irregular.A melatonina é sintetizada a partir de um aminoácido chamado de triptofano, que pode ser encontrado em alguns alimentos como carnes, leite, ovos, alface (conhecidos como alimentos indutores de sono).
  • Adenosina: hormônio liberado durante o dia que age inibindo células responsáveis por nos manter acordados, ela nos faz sentir o cansaço e tem seu pico de liberação após o almoço. A cafeína é uma substância que compete com esse hormônio, por isso deixa a mente estimulada e pode dificultar o sono.
  • Cortisol: hormônio produzido para ficarmos acordados. Ao dormir, temos baixos níveis desse hormônio e seu pico máximo ocorre pouco antes de acordarmos. O uso de tecnologias eletrônicas (principalmente as que emitem luz como celulares, tablets e televisões) causa aumento do cortisol e sua principal manifestação é a alteração de humor.
  • GH: hormônio de crescimento e é liberado durante o sono, principalmente no estágio N3 (explicado a seguir). Seu pico ocorre entre 23:00 e 24:00h. Suas principais funções estão relacionadas ao crescimento de tecidos e ao metabolismo de proteínas e gorduras.
  • TSH: hormônio liberado pela hipófise, com liberação maior no final do dia e pico máximo durante a noite. A tireoide produz hormônios necessários para várias funções do corpo.

Após o entendimento desses hormônios, podemos ter algumas dicas que podem auxiliar no sono dos bebês que despertam muito cedo.

Ambiente do sono: deve ser calmo, sem muitos estímulos e com luminosidade adequada. A claridade e o barulho quando está amanhecendo podem fazer seu bebê despertar mais cedo. Utilize cortinas blackout se luz de fora penetrar no quarto.

Desconforto: uma fralda suja ou molhada, frio ou calor podem ser fatores de despertar precoce.

Fome: também é um fator que pode despertar seu bebê mais cedo.

Horário correto de dormir: a maioria dos bebês dormem melhor e por mais tempo quando vão dormir mais cedo, então cheque o horário que o seu bebê está indo dormir.

Observar: se esse despertar ocorrer sempre por volta do mesmo horário, verifique se há algo que possa estar induzindo o despertar.

Inversão de Hormônios: por volta de 3-4 horas da manhã começa a ocorrer a inversão dos hormônios. A melatonina passa a diminuir enquanto o cortisol começa a subir, podendo fazer o bebê despertar com mais facilidade.

Então temos que aceitar que alguns bebês são “por si” o que chamamos de Bebês madrugadores. Se você têm alguma dúvida sobre como auxiliar o sono do seu bebê, consulte um profissional capacitado.

Por Juliana Storni, Consultora do Sono, Fisioterapeuta e mãe do Bernardo.

Para conhecer mais o trabalho da Juliana é só acessar o instagram @julianafisiomaternoinfantil

postagens anteriores

Meu bebê está rangendo os dentes! E agora?

30/10/2020

O bebê, durante o seu crescimento, está fazendo muitas descobertas sobre o seu corpo e sobre o mundo. Na época em que os...

Ler mais

Rituais de sono noturno

28/10/2020

Rituais são atividades realizadas sempre na mesma ordem, que irão sinalizar ao bebê que está chegando o momento de...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!