topo

Organizar e planejar - o que as mães aprendem nesse processo?

19/10/2020

Se você é do mesmo time que eu e gosta de um pouco de ordem e planejamento para se preparar para importantes mudanças de vida - a chegada do bebê, o retorno ao trabalho após licença maternidade, mudanças na carreira que impactam na rotina da família, por exemplo, esse texto é para você. Se você não é tão ligada nesse assunto, sabe dos benefícios da organização, mas lida bem com situações caóticas, esse texto também é para você. Porque esse assunto se encaixa de alguma forma na vida de todas nós, em diversas fases e idades dos nossos filhos.

Vou explorar um pouco a fase da gestação, quando mil coisas passam pela cabeça, principalmente se é a primeira gravidez. Claro, essa experiência é diferente para cada uma e também há escolhas para como vamos viver esse momento. A preparação pode envolver corpo, mente, as relações, o trabalho, a casa, os aprendizados sobre os primeiros cuidados com o bebê. Enfim, a lista é grande.

Como comentei, sou do time que precisa de um pouco de planejamento, então parti para organizar o que naquele momento selecionei como mais importante: cuidar do enxoval, montar o quarto, preparar o chá de bebê para um dia que ainda pudesse curtir a família e os amigos sem cansar muito, pesquisar pediatras, fazer curso de gestante, cuidar da alimentação com acompanhamento da nutricionista.

Você já deve ter ouvido de alguém falar ou até mesmo passou exatamente por isso: “por que se planejar tanto se depois tudo é diferente com o bebê no colo?”. Sim, é verdade, é diferente. Com a chegada do bebê chegam emoções, dúvidas, incertezas, inseguranças que não conhecíamos.

Trago a minha experiência mais uma vez: quando minha filha nasceu foi tudo muito diferente,  ficamos um período no hospital e tive essa sensação: "Por que fiz tudo isso?”. Logo tive a resposta, pois ao pensar na parte prática antes do nascimento dela, pude dedicar meu tempo para os seus cuidados. Quando fomos para casa o quarto estava pronto: tudo à mão, prático e seguro como precisava ser. As leituras e cursos me deram mais segurança, mesmo com muito ainda para aprender;  conversar com quem estava por perto fortaleceu a minha rede de apoio; ter o contato à mão da pediatra me deixou mais tranquila para emergências.

Lembra que esse assunto se encaixa de alguma forma na vida de todas nós, em diversas fases e idades dos nossos filhos? Para conectar você um pouco mais a esse tema e trazê-lo para o seu momento de vida, convido a fazer um exercício... Pegue algo para anotar e responda:

  1. Por quais mudanças importantes já passei na minha vida? Escolha uma.

  2. Me organizei, me preparei?

  3. Se a resposta for sim - Como foi? o que aprendi? Se a resposta for não - Como foi? Como seria se tivesse me planejado?

  4. Como posso utilizar esse aprendizado para o meu momento de vida?

Você vai perceber que nesse processo de organizar e planejar, descobrimos muito sobre nós, fazemos escolhas, aprendemos a lidar com adversidades. E esse aprendizado levamos para a vida!

Por Lilian Schwarz, Organizer e mãe da Marina.

Para conhecer mais o trabalho da Lilian é só acessar o instagram @organizacaonamedida

postagens anteriores

Hormônios de Sono

22/09/2021

O sono é uma necessidade do organismo como qualquer outra e tem importantes funções como desenvolvimento cerebral,...

Ler mais

Encorajando o desenvolvimento da linguagem

20/09/2021

Desde pequenos podemos estimular e encorajar a comunicação com nossos filhos seguindo os passos abaixo:

Converse com seu...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!