topo

O que fazer quando o bebê sentir cólica?

22/04/2021

É comum os bebês sentirem cólicas, porém não é regra. 

A ocorrência e intensidade varia em cada bebê e é muito individual. Normalmente o bebê que sente cólica vai melhorando com o desenvolvimento da microbiota, o aumento da produção de enzimas e o amadurecimento das mucosas e trato gastrointestinal. 

Embora não exista comprovação que a alimentação da mãe influencia na piora das cólicas do bebê, há evidências clínicas que produtos industrializados que contém aditivos como corantes, conservantes, adoçantes, açúcar, sódio, como também cafeína (presente no café, chás escuros, chimarrão, chocolate, refrigerantes), o leite e os lácteos, frituras, podem aumentar o desconforto dos bebês. 

 

Atenção aos alimentos que causam desconforto em você, eventualmente são os mesmos que causam desconforto no seu bebê também. 

Os bebês amamentados tem benefícios para a formação da microbiota e geralmente sofrem menos que os alimentados com fórmula. 

O que também pode ocasionar cólicas no bebê são os gases, que podem acontecer pela pega incorreta na amamentação, uso de chupeta e mamadeira, pois fazem o bebê engolir ar, provocando gases.

Para adequar sua alimentação e nutrição e favorecer a amamentação, pode contar comigo!

Por Tayanne Sátiro, Nutricionista Materno-Infantil e Pediátrica e mãe de três meninos.

Para conhecer mais o trabalho da Tayanne é só acessar o instagram @tayannesatiro

postagens anteriores

1000 primeiros dias da criança

17/05/2021

Você sabia que os primeiros mil dias de vida de uma criança são os mais importantes e que as experiências vividas nesse...

Ler mais

Devo obrigar meu filho a raspar o prato?

14/05/2021

Nossos hábitos alimentares são formados na infância, por isso é importante que ensinemos às crianças bons...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!