topo

O que é Bronquiolite Viral Aguda?

18/09/2020

A Bronquiolite viral aguda é uma infecção das pequenas vias aéreas do trato respiratório inferior, mais especificamente, dos bronquíolos. Os bronquíolos são a continuidade dos brônquios que distribuem o ar para dentro dos pulmões para ocorrer a ventilação e as trocas gasosas. A doença é mais comum na faixa etária dos 6 meses aos 2 anos e ocorre mais frequentemente nos meses do outono e inverno.

As principais causas da doença são os vírus respiratórios, sendo mais comumente pelo vírus sincicial respiratório (VSR). Outros vírus menos frequentes são: adenovírus, parainfluenza, influenza, rinovírus entre outros.

A transmissão ocorre por meio pelas secreções contaminadas do nariz ou da boca, por contato direto, e por gotículas eliminadas ao tossir, falar e espirrar.

O início dos sintomas parecem como de um resfriado (coriza e tosse) que evolui com febre, queda do estado geral, respiração rápida e ofegante, podendo evoluir com chiado no peito além de dificuldade em mamar ou respirar. Não há tratamento específico para combater o vírus sincicial, sendo adotada medicações sintomáticas, que inclui lavagem nasal e inalações.

A fisioterapia respiratória ajuda bastante nos sintomas e também na prevenção de complicações respiratórias, através de manobras (exercícios) específicas de higiene brônquica e diminuição da sobrecarga respiratória. O tratamento da fisioterapia respiratória é indolor e sem efeitos colaterais.

A prevenção da Bronquiolite pode ser feita através de alguns cuidados:

  • Evitar aglomerações
  • Evitar o contato com crianças e adultos resfriados
  • Evitar a exposição passiva ao tabaco
  • Lavar as mãos e higienizá-las com álcool gel 70%
  • Manter vacinação em dia
  • Amamentação

Importante saber que quanto menor a idade do bebê, maior risco de evolução grave da doença, eventualmente necessitando de hospitalização e uso de oxigênio.

Portanto, se notar piora é preciso de avaliação médica.

Por Juliana Storni, Consultora do Sono, Fisioterapeuta e mãe do Bernardo.

Para conhecer mais o trabalho da Juliana é só acessar o instagram @julianafisiomaternoinfantil

postagens anteriores

A infância e o paradoxo do tempo

12/01/2023

Você já parou pra pensar na infância pela ótica do tempo?

A infância, assim como as outras fases da...

Ler mais

Como reencontrar a mulher depois da maternidade?

09/11/2022

A maternidade é tão intensa e avassaladora, que, grande parte das mulheres que se tornam mães, vivem uma espécie de...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!