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O que as crianças precisam saber para aprenderem a ler e como estimular

11/09/2020

A leitura e a escrita são atividades complexas que exigem o ensino explícito de algumas habilidades e a estimulação de acordo com a fase do desenvolvimento em que se encontra para o desenvolvimento saudável das funções cognitivas. A aquisição destas habilidades não se dá de forma espontânea, é necessário que a criança seja estimulada.

Crianças competentes em leitura e escrita receberam ensino explícito e desenvolveram habilidades de:

  • Esquema corporal - Conhecimento adequado do corpo que servirá como base para  aprendizagem de todos os conceitos indispensáveis à alfabetização.
  • Lateralidade - Dificuldades em discriminar entre direita e esquerda podem implicar em confusões na orientação espacial, na discriminação de letras que diferem quanto à posição espacial, bem como, em relação ao sentido direcional da leitura e da escrita.
  • Orientação espacial - Crianças que iniciam o processo de alfabetização sem possuírem as noções de posição e orientação espacial podem apresentar: confusão de letras (p e q); dificuldades em respeitar a ordem de sucessão das letras nas palavras e das palavras nas frases, entre outras;
  • Orientação temporal - O domínio de conceitos como ontem, hoje, amanhã, dia, mês, ano, horas, estações do ano, etc. permite a orientação no tempo durante a realização de atividades. A ausência da orientação temporal pode causar: dificuldades na pronúncia e na escrita de palavras, trocando a ordem das letras ou invertendo-a; dificuldades na retenção de uma série de palavras dentro da sentença, entre outros.
  • Ritmo - Noção de duração e sucessão, no que diz respeito à percepção dos sons no tempo. A importância de trabalhar com o ritmo é fornecer à criança a percepção da ocorrência dos sons e das pausas (duração e sucessão). A falta de habilidade rítmica pode ser a causa de uma leitura lenta e silabada, falta de pontuação e entonação durante a leitura, não respeitar os espaços em branco entre as palavras e o ordenamento das letras durante a escrita.

As habilidades descritas acima normalmente são estimuladas na pré escola para que, ao ingressar no primeiro ano, as crianças já tenham as condições básicas já estabelecidas para que a aprendizagem da leitura e escrita ocorra.

Podemos estimular essas habilidades em nossos filhos através de brincadeiras como as que seguem.

Consciência corporal

Peça para a criança se deitar sobre um lençol velho ou em um pedaço grande de papel (jornal e papel kraft são ótimos para isso). Risque com uma caneta o contorno de seu corpo. Juntos, completem a figura, desenhando e dando nome a cada uma das partes : olhos, orelha, nariz, boca, braços, barriga e assim por diante.

Lateralidade

Seu filho deve estar posicionado de frente para você e imitará todos os seus movimentos. Ele deve realizar todos os movimentos como se estivesse diante de um espelho. Você deve usar suas mãos para tocar lados opostos do corpo, como cotovelos, ombros, joelhos ou pés. Caso seu filho tenha alguma dificuldade, pode ser por conta da velocidade que você emprega. Se você fizer as atividades de modo muito rápido, é melhor diminuir sua velocidade e ele o acompanhará. Para deixar a atividade mais divertida, coloque uma música e faça a atividade conforme o ritmo.

Orientação espacial

Primeiro você pega copos descartáveis ou algum tipo de sucata que tenha em grande quantidade e possa ser espalhada pelo chão. Uma vez que os obstáculos estiverem montados, a criança vai se posicionar em um lado do circuito enquanto ao adulto fica do outro lado. A criança fica de olhos fechados e, a partir do comando de voz do adulto, ela precisa se orientar e atravessar o caminho sem tocar em nenhum dos obstáculos.

Orientação temporal

Você trabalha a sequência dos eventos a partir de uma historinha pedindo que a criança reconte a história que ouviu na ordem certa das cenas ou, ainda, recortando as cenas de uma história em quadrinhos e pedindo que ela organize os quadrinhos de acordo com a ordem dos eventos na historinha.

Ritmo

Você pode fazer brincadeiras com sons. Faça um som com palmas ou batendo em algo e peça para a criança repetir o som que ouviu. Também pode, durante a contação de histórias, pode ir narrando as cenas em ritmos alternados, hora mais lento ora mais acelerado, e pedir que a criança faça a encenação da historinha movimentando-se conforme o ritmo que você está contando.

Além destas habilidades, é preciso que as crianças também desenvolvam capacidade de análise e síntese, coordenação óculo-motora, percepção visual, habilidades auditivas e consciência fonológica.

Falaremos um pouco mais sobre estes pré requisitos e como podemos estimulá-los em casa no próximo post.

Por Gisele Silva Corrêa, Neuropsicóloga e mãe do Apolo.

Para conhecer mais o trabalho da Gisele é só acessar o instagram @giseleneuropsicologa

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