topo

Como ofertar leite materno ou fórmula sem prejudicar a amamentação

03/09/2021

Vamos recordar, que a criança que se alimenta de leite materno em seu primeiro ano de vida, recebe abastecimento nutricional e metabólico com efeito à longo prazo sobre sua saúde. 

O retorno ao trabalho da Mãe, suas ausências, precisam ser arquitetadas, para permanecer estimulando às mamas, a produção, mantendo uma programação e ações que não prejudiquem esse contexto. 

A livre demanda deve ser vivenciada quando estiverem juntos, para favorecer a comunicação dos corpos, ajustando a produção e demanda. 

Ofertar leite materno ordenhado, ou fórmula infantil, sem utiliza bicos artificiais, entrando em cena outros utensílios seguros, por não impactarem a amamentação e o desenvolvimento orofacial da criança. Copo aberto, colher, colher dosadora, copo 360 sem válvula, bico rígido. 

Os materiais devem ser devidamente higienizados e esterilizados para treinar o bebê, que estará explorando uma nova forma de sucção, outra posição postural, porém, por repetição, deixará de ser uma novidade, para se tornar um hábito. 

A mãe precisa trabalhar seu emocional, treinar o cuidador a ofertar o leite, para que possa praticar e estabelecer vínculo com o bebê. Uma nova dinâmica que precisa ser eficiente. 

Respeitar a aceitação e autorregulação do 

bebê. Durante a oferta do leite: apoiar o utensílio com suavidade no lábio inferior da criança, deixando o leite na borda do utensílio para ser sugado/sorvido, através dos movimentos da língua do bebê, sem despejar o conteúdo em sua boca. 

Os utensílios devem ser usados de acordo com a idade e aceitação do bebê: *0 a 3 meses utilizar copos, colheres, colher dosadora, xícara. * 4 a 8 meses copos abertos, bico rígido, 360 sem válvula. * Acima de 8 meses copo aberto. * Acima de 12 copo aberto. 

Lembrar que os bebês que tomam corretamente leite nesses utensílios, ingerem menos quantidade comparado a uma mamadeira, portanto, ofertar menos volume, numa frequência maior. 

Lembrando que quanto mais diferente da forma de se alimentar no peito, menor o risco de confusão de bico e desmame precoce. A paciência nos desafios consolidam a amamentação

Por Tathiane Ávila, Consultora do Sono e Amamentação, mãe de gêmeos. 

Para conhecer mais o trabalho da Tathiane é só acessar o instagram @amamentacaotathianeavila

_____________

Você está grávida e quer se preparar para chegada do bebê?

Então conheça nosso Curso: "Jornada Mãe 360"

postagens anteriores

Gravidez não é doença, mas...

17/09/2021

Você já deve ter ouvido a frase “gravidez não é doença”, não é mesmo? De fato...

Ler mais

Cuidado com as escovas dentais

15/09/2021

Afinal de contas nunca foi tão importante manter a saúde bucal de toda família! 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As escovas...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!