topo

Como escolher e como guardar a escova de dente infantil?

21/09/2020

Assim que os primeiros dentinhos nascem, já devemos começar a escovação! E ela não deve ser feita com a dedeira de silicone, pois esta só serve para massagear a gengiva e não para higienizar os dentes.

Então qual escova devemos usar? A escova do bebê deve ter a cabeça pequena para facilitar a escovação (já que eles nem sempre abram muito a boca), cerdas macias ou extra-macias para não machucar a gengiva do bebê e de preferência um cabo longo e anatômico onde você consiga segurar e o bebê também, caso ele queira segurar.

Devemos ter alguns cuidados para guardar as escovas de dente. As da família não devem ser guardadas todas juntas, encostando as cerdas, senão podemos gerar contaminações cruzadas. As escovas devem ficar longe do vaso sanitário, pelo menos 1 metro e meio. Se elas não ficam dentro de um armário e é perto do vaso sanitário, melhor guardar no quarto do bebê.

Lembrando que as escovas devem ser trocadas a cada 3 meses. Porém, algumas crianças mordem muito a escova e ela fica escabelada antes. Nesse caso, a troca deve ser realizada assim que ela ficar escabelada. Outro motivo para trocar a escova antes desse tempo é se a criança ficar doente.

Cada família se adapta a uma escova, a uma marca. Encontrem a que vocês se adaptarem melhor dentro dessas orientações. A criança ajudar na escolha da escova também ajuda a estimular a escovação!

Por Bruna Otto, Odontopediatra.

Para conhecer mais o trabalho da Bruna é só acessar o instagram @dentistabrunaotto

postagens anteriores

Hormônios de Sono

22/09/2021

O sono é uma necessidade do organismo como qualquer outra e tem importantes funções como desenvolvimento cerebral,...

Ler mais

Encorajando o desenvolvimento da linguagem

20/09/2021

Desde pequenos podemos estimular e encorajar a comunicação com nossos filhos seguindo os passos abaixo:

Converse com seu...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!