topo

Banho de Ôfuro

04/12/2020

É uma modalidade de hidroterapia que tem sido bastante utilizada em recém nascidos para proporcionar segurança, relaxamento e organização sensorial.

Foi adaptado da técnica desenvolvida em 1997, na Holanda, por obstetras e enfermeiros. O baldinho oferece ao recém-nascido (e bebês de até 6 meses de idade) uma transição tranquila do útero para o mundo exterior.

A imersão do recém-nascido pré-termo (RNPT) em água aquecida pode contribuir como adjuvante na redução do estresse, alívio de cólicas, proporciona um sono mais tranquilo, o intestino funciona melhor e ele fica menos suscetível às prisões de ventre.

O ofurô é diferente do banho de imersão, uma vez que seu objetivo principal é o relaxamento, através das propriedades da água aquecida sem envolver a higiene corporal.

Esse tipo de banheira assemelha-se ao formato do útero, permitindo ao bebê permanecer com o corpo submergido dentro da água, em posição fletida, com os membros inferiores e superiores em linha mediana, flexionados, mantendo a cabeça fora da água, apoiada pelo cuidador para simular o meio intra útero.

Não foram encontradas contraindicações específicas para o ofurô na literatura. Porém, contraindicações gerais para a imersão em água aquecida incluem: febre, ferida aberta, erupção cutânea contagiosa, doença infecciosa, doença cardiovascular grave, história de convulsões não controladas, hipotensão ou hipertensão grave.

O ofurô deve ser  interrompido a qualquer sinal de desconforto e/ou instabilidade clínica do bebê ou  se houver cianose, vômitos, engasgos, respiração irregular e/ou choro acentuado.

Benefícios:

  • Alívio de cólicas
  • Relaxamento para um sono mais tranquilo
  • Melhora funcionamento do intestino
  • Fortalece o sistema límbico 
  • Traz sensação de amor, conforto e segurança
  • Favorece o sistema musculoesquelético
  • Ativa a circulação sanguínea do bebê estimula o desenvolvimento do sistema nervoso da criança

Por Juliana Storni, Consultora do Sono, Fisioterapeuta e mãe do Bernardo.

Para conhecer mais o trabalho da Juliana é só acessar o instagram @julianafisiomaternoinfantil.

postagens anteriores

03 dicas para amamentar no verão

27/01/2021

Estamos na época mais quente do ano. Apesar de querido por muitas pessoas, o verão pode ser um pesadelo na vida de gestantes e/ou...

Ler mais

Colo, pode e deve

25/01/2021

Se não precisássemos de colo o tempo todo enquanto bebês, seríamos como os outros animais que já nascem sabendo...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!