topo

Antibiótico estraga os dentes?

16/11/2020

Esse é um mito ainda muito presente nas consultas. Muitas vezes, quando uma criança apresenta lesões de cárie, os pais se justificam dizendo que a criança tomou muito antibiótico na infância.

Mas como eu disse, é um MITO! O antibiótico não estraga nem deixa os dentes mais fracos. Ainda não sei dizer de onde que esse mito saiu, mas a cárie é causada por um desequilíbrio da dieta e da higiene bucal da criança.

Talvez quando as crianças ficavam doentes, permitia que elas comessem mais doces ou que relaxassem um pouco a escovação já que estavam doentinhas. Não sei, mas sempre tento pensar de onde tiraram essas crenças.

O que temos que cuidar é que muitos remédios infantis têm açúcar. Se for algo esporádico, não vai ter problema. Porém, se a criança usa frequentemente, devemos sempre conversar com a odontopediatra para que ela ajuste a escovação para perto da medicação ou intensifique a escovação.

Super importante não deixar de dar nenhuma medicação prescrita por esse medo de ter cárie ou prejudicar os dentes! Você pode sempre conversar com o profissional para saber se tem uma opção sem açúcar ou como podemos organizar a rotina de escovação durante uma medicação.

Por Bruna Otto, Odontopediatra.

Para conhecer mais o trabalho da Bruna é só acessar o instagram @dentistabrunaotto.

postagens anteriores

Banho de Ôfuro

04/12/2020

É uma modalidade de hidroterapia que tem sido bastante utilizada em recém nascidos para proporcionar segurança, relaxamento e...

Ler mais

Intestino: nosso segundo cérebro?

02/12/2020

O intestino é um órgão que faz mais do que “apenas” digerir e absorver os nutrientes e excretar toxinas –...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!