topo

Afinal, punição funciona ou não funciona?

08/09/2021

Minha resposta é: depende. Formas Punitivas podem até funcionar quando pensamos em interromper o "mau comportamento" de maneira imediata, porém os impactos dessas ações no longo prazo não são positivos e não contribuem para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais tão importantes para vida adulta.

De maneira inconsciente a criança que sofre punição pode decidir se comportar de maneira inapropriada gerando ainda mais frustração aos pais e consequentemente mais punição aos filhos.

Na Disciplina Positiva temos 4 Formas das Crianças absorverem a Punição, são elas:

Ressentimento - A criança se sente injustiçada e acredita que não pode confiar nos adultos gerando afastamento e constante necessidade de aprovação.

 

Retaliação - O sentimento nesse caso geralmente é de humilhação e a decisão inconsciente da criança pode ser de vingança.

 

Rebeldia - Aqui a criança pode decidir por fazer o oposto do que os adultos desejam. Elas entendem que só assim para que tenham atenção.

Recuo - A criança pode recuar ou por dissimulação e passará a pensar em formas (inconscientes) de não serem "pegas" novamente ou podem desenvolver a crença de que não são boas, que não fazem nada direito etc, gerando grandes impactos em sua autoestima.

Já tinha parado para pensar nos efeitos que a punição ao "mau" comportamento das crianças podem promover no longo prazo?

A Educação Positiva não inclui nada que gere medo, humilhação, dor (física ou emocional), submissão etc.

Isso não quer dizer que quando a criança tiver um comportamento desafiador não devemos fazer nada...pelo contrário, a correção é sim necessária, porém a educação positiva valoriza a conexão antes da correção. Acreditamos que uma criança que se comporta mal é porque alguma necessidade dela não está sendo atendida (isso acontece também com os adultos), ela se sente desencorajada e quando a punimos sem nos preocuparmos com a causa raiz, estamos apenas alimentando o ciclo.

Faz sentido para você?! Como você lida com os comportamentos desafiadores dos seus filhos?!

Por Iara Fogar, Educadora Parental e Mãe da Sophia.

Para conhecer mais o trabalho da Iara é só acessar o instagram @iara.fogar 

_____________

Você está grávida e quer se preparar para chegada do bebê?

Então conheça nosso Curso: "Jornada Mãe 360"

postagens anteriores

Gravidez não é doença, mas...

17/09/2021

Você já deve ter ouvido a frase “gravidez não é doença”, não é mesmo? De fato...

Ler mais

Cuidado com as escovas dentais

15/09/2021

Afinal de contas nunca foi tão importante manter a saúde bucal de toda família! 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As escovas...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!