topo

A escolha da via de parto ideal

26/04/2021

Começo o texto falando: O IDEAL PARA VOCÊ! E por que eu digo isso? Vamos lá, que temos muito que conversar. 

Apesar de estarmos voltando de uns anos pra cá com a defesa do parto vaginal, mais conhecido como normal, muitas mulheres ainda optam pela via de parto cesariana. O medo da dor é, sim, o maior motivo por essa escolha e o mais difícil de ser trabalhado emocionalmente com uma mulher. Não estou aqui para dizer que não dói! Dói! Mas a coragem e o desejo de passar por essa dor pode ser construído ao longo do pré-natal, quando a mãe já não tem esse desejo formado dentro de si. 

Então, como podemos começar a empoderar a gestante na escolha do seu parto? Com informação! Além de todo o trabalho que desenvolvemos nas consultas, sempre indico que participem de grupos e rodas de gestantes. Nesses encontros, vocês escutam experiências de diversas mães e aprendem muito! Acreditem! No próprio APP Benditas Mães, existem os fóruns, onde vocês podem trocar experiências. Outra dica é ler e tirar dúvidas com especialistas. Hoje em dia temos, não somente livros bem indicados, mas também as redes sociais que fornecem de forma gratuita, boas informações. Basta escolher o profissional adequado e acompanhá-lo.

Eu sou defensora, claro, do parto vaginal. Acredito em todos os benefícios comprovados cientificamente para a saúde da mãe e do bebê. No entanto, meu público também é constituído de mães que desejam cesárea, e tudo bem! Cada uma faz sua escolha. 

O que eu preconizo e aconselho é que se INFORMEM. E somente depois disso, escolham a via de nascimento que desejam para o seu bebê. O que não vale é escolha sem informação. E se mesmo assim, depois de todas as informações e dúvidas sanadas, você optar pela cesárea, os profissionais que lhe auxiliam, precisam respeitar a sua decisão. Outra dica é estar atenda ao obstetra que irá lhe acompanhar. Ele está de acordo com a sua escolha? Por que de nada adianta também, você querer muito um parto vaginal, se o seu médico não defende essa causa. Você passará o pré-natal todo sendo enrolada e na hora H ele vai te induzir a uma cesárea. 

Sinto informar, mas a escolha de um profissional é bastante complicada. Eu diria que é uma verdadeira “via crucis”. Mas não vale desistir do seu sonho e nem dos seus ideais. 

Este mês estarei lançando um e-book para ajudar as mães a identificar o seu obstetra ideal. Através de perguntas e análise de algumas questões básicas, você irá minimizar bastante a chance de fazer uma escolha errada.

Por Bianca Boscarino, Fisioterapeuta, Doula e mãe do Miguel. 

Para conhecer mais o trabalho da Bianca acesse o instagram @fisioterapiaobstetrica

postagens anteriores

1000 primeiros dias da criança

17/05/2021

Você sabia que os primeiros mil dias de vida de uma criança são os mais importantes e que as experiências vividas nesse...

Ler mais

Devo obrigar meu filho a raspar o prato?

14/05/2021

Nossos hábitos alimentares são formados na infância, por isso é importante que ensinemos às crianças bons...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!