topo

Testes no recém nascido

13/05/2021

Além de toda avaliação física dos recém-nascidos, existem 5 testes de triagem que são obrigatórios de serem realizados ainda na maternidade ou logo nos primeiros dias de vida!

O objetivo desses testes é descartar algumas alterações/doenças que podem impactar de forma negativa o desenvolvimento da criança. Dessa forma, podemos agir precocemente para evitar maiores problemas! 

E quais são eles?

Linguinha

Olhinho

Coraçãozinho

Pezinho

Orelhinha

Vem entender melhor:

• Teste de linguinha:

Ele avalia o frênulo lingual para verificar se existe língua presa e pode ser realizado já nos primeiros dias de vida. Ele pode ser realizada por pediatra, fonoaudiólogo ou odontopediatra capacitados através de exame clínico. 

E por quê esse teste é importante? Pois a língua presa pode causar: 

Dificuldades na amamentação (dor, machucados, baixo ganho de peso e até desmame precoce!);

Problemas na introdução alimentar;

Dificuldades na fala. 

• Teste de Olhinho:

É um exame indolor que faz a identificação do reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê, através de um aparelho chamado oftalmoscópio. 

Ele é um teste de triagem para alterações que possam causar CEGUEIRA, tais como catarata, glaucoma congênito e outros problemas! 

A identificação precoce desses problemas pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão!! 

• Teste do coraçãozinho:

Visa a triagem das cardiopatias congênitas consideradas críticas, onde ocorre uma mistura de sangue bem oxigenado (que vem dos pulmões) com sangue pouco oxigenado. Isto leva a uma redução da quantidade de oxigênio total no nosso corpo, e é através do oxímetro que conseguimos saber esse valor. 

Ele é realizado nos recém-nascidos saudáveis com idade gestacional > 34 semanas, entre 24 e 48 horas de vida, através do oxímetro de pulso. É um exame rápido e indolor! 

• Teste do Pezinho:

Todos os bebês tem direito a realizar de forma gratuita o teste do pezinho básico, que rastreia 6 doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e mais algumas doenças do sangue, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase.

Estes testes devem ser coletados a partir de 48h de vida! 

Atualmente existem outras versões na rede particular, os chamados testes ampliados ou expandidos, que podem rastrear até 53 doenças. 

Assim como o básico, o objetivo é realizar o rastreamento de doenças graves, com tratamento disponível, visando reduzir o impacto associado a essas doenças. 

Existe ainda o Teste do Pezinho para SCID e AGAMA, que detecta algumas doenças genéticas graves nas quais não há produção de certos tipos de células de defesa nem de anticorpos protetores.

• Teste de Orelhinha: 

O teste da orelhinha, ou “exame de emissões otoacústicas evocadas”, é um método moderno para avaliar problemas auditivos nos recém-nascidos. Ou seja, ele avalia a possibilidade de SURDEZ! 

É realizado por fonoaudiólogo, de preferência ainda na maternidade, a partir de 48 horas de vida! 

Ele consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno por meio de uma aparelho colocado na orelhinha do bebê. Dura cerca de 5-10 minutos, é seguro e indolor.

E aí? Você sabia disso? 

Por Ana Luiza Possidente, Pediatra e mãe do Henrique.

Para conhecer mais o trabalho da Ana é só acessar o instagram @analuiza_pediatra

_____________

Você está grávida e quer se preparar para chegada do bebê?

Então conheça nosso Curso: "Vou ser Mãe, e agora?"

postagens anteriores

Hormônios de Sono

22/09/2021

O sono é uma necessidade do organismo como qualquer outra e tem importantes funções como desenvolvimento cerebral,...

Ler mais

Encorajando o desenvolvimento da linguagem

20/09/2021

Desde pequenos podemos estimular e encorajar a comunicação com nossos filhos seguindo os passos abaixo:

Converse com seu...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!