topo

Sono da gestante

12/05/2021

Nos primeiros meses, a gestante tem um aumento nos níveis hormonais (progesterona) que podem causar uma sonolência excessiva durante o dia além de sensação de fadiga e exaustão. Além da queda da pressão arterial (comum nessa fase) que contribui ainda mais para a sensação de cansaço e fraqueza no corpo.

Nesse primeiro trimestre, é recomendado que a gestante tente cochilar durante o dia (se conseguir), tente ir dormir cedo para ter mais horas de sono noturno, evite alimentação pesada, principalmente à noite, para evitar enjoos e também evite o jejum prolongado para não aumentar a chance de hipoglicemia que piora ainda mais as náuseas.

Pratique atividade física (se liberada pelo médico) para auxiliar na ansiedade.

Evite o uso de eletrônicos até 2 horas antes de dormir.

No segundo trimestre não costumamos ter tantas alterações no sono, mas a barriga pode começar a crescer e dificultar achar uma posição confortável para dormir e é também nessa fase que podem aparecer as câimbras.

Dicas para essa fase são alimentos ricos em potássio que ajuda reduzir as câimbras, manter atividade física (sempre que liberada pelo médico), dormir na posição que se sentir mais confortável e fazer massagem nas pernas.

No último trimestre, a barriga tende a incomodar um pouco mais e dificultar a gestante em achar uma posição ideal. Nessa fase também podem aparecer sintomas como a azia, a necessidade frequente de fazer xixi devido ao peso da barriga sobre a bexiga, além das câimbras que já falamos.

Nessa fase, recomenda se evitar muito líquido à noite para reduzir a necessidade de ir ao banheiro na madrugada, deitar em decúbito lateral esquerdo e com travesseiro entre as pernas, tomar um banho morno e chá para relaxar antes de ir pra cama. E evitar atividade física e eletrônicos antes de ir dormir.

Espero que gostem das dicas.

Por Juliana Storni, Consultora do Sono, Fisioterapeuta e mãe do Bernardo.

Para conhecer mais o trabalho da Juliana é só acessar o instagram @julianafisiomaternoinfantil

_____________

Você está grávida e quer se preparar para chegada do bebê?

Então conheça nosso Curso: "Vou ser Mãe, e agora?"

postagens anteriores

A infância e o paradoxo do tempo

12/01/2023

Você já parou pra pensar na infância pela ótica do tempo?

A infância, assim como as outras fases da...

Ler mais

Como reencontrar a mulher depois da maternidade?

09/11/2022

A maternidade é tão intensa e avassaladora, que, grande parte das mulheres que se tornam mães, vivem uma espécie de...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!