topo

Seu filho está com mau-hálito?

18/12/2020

As crianças estão sempre por cima da gente, brincando e conversando bem de pertinho e é aí que podemos perceber o mau-hálito, que é uma queixa bem frequente que os pais trazem ao consultório.

Muitos ainda colocam a desculpas em problemas estomacais, mas sabemos que o número de casos de halitose por esse motivo é muito baixo. Então sempre temos que ficar de olho para o que pode ser.

  • Se esse mau hálito aparece quando a criança acorda ou quando fica muitas horas sem comer é normal. Passa assim que a criança se alimenta;

  • Também existe a possibilidade de ser amigdalas ou placas na garganta. O que deve ser conversado direto com o pediatra;

  • Pode ser retenção de alimento entre os dentes;

  • Ou inflamação na gengiva;

  • Ou cárie e cavidades com placa.

Para tratar a halitose é sempre importante conversar com o odontopediatra do seu filho, mas você pode tomar algumas medidas para reduzir e prevenir esse hálito ruim, como:

  1. Escovar bem! Será que não está ficando placa? Capriche bem e, se seu filho já escova sozinho, supervisione, ajude a escovação de vez em quando.

  2. Caprichar no fio dental! Devemos usá-lo não só quando tranca comida entre os dentes, mas todos os dias, pois fica placa acumulada entre os dentes onde a escova não chega.

Cuidado com os enxaguantes bucais! As crianças muitas vezes escovam mal e depois fazem o bochecho, “mascarando” o mau-hálito. Ele nada vai adiantar sem uma boa higiene da boca.

Por Bruna Otto, Odontopediatra.

Para conhecer mais o trabalho da Bruna é só acessar o instagram @dentistabrunaotto.

postagens anteriores

A infância e o paradoxo do tempo

12/01/2023

Você já parou pra pensar na infância pela ótica do tempo?

A infância, assim como as outras fases da...

Ler mais

Como reencontrar a mulher depois da maternidade?

09/11/2022

A maternidade é tão intensa e avassaladora, que, grande parte das mulheres que se tornam mães, vivem uma espécie de...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!