topo

Será que eu tenho leite suficiente para o meu bebê?

11/05/2021

Nos primeiros dias de vida é muito importante a frequência das mamadas, pois o estômago do bebê é muito pequeno e cabe muito pouco leite, é absorvido muito rápido e logo eles querem mamar novamente. 

As mamadas ficarão espaçadas à medida que o bebê vai crescendo e seu estômago também. Quanto mais o bebê sugar a mama, mais leite é produzido.

É necessário que a mãe reponha em seu organismo a água utilizada no processo de lactação, bebendo mais água e evitar a ingestão de líquidos com calorias vazias como refrigerantes e refrescos. 

Cada mãe produz leite na composição adequada, de acordo com as necessidades do bebê. Se a criança mama em livre demanda e ganha peso normalmente, a mãe deve ficar tranquila. 

Algumas mães sentem insegurança por causa da aparência do leite materno, que é mais ralo e mais claro que o leite de vaca, ou por choros do bebê relacionado a outros problemas, e não à fome.

A produção adequada de leite vai depender, predominantemente, da sucção do bebê (pega correta, frequência de mamadas), que estimula os níveis de prolactina (hormônio responsável pela produção do leite). Entretanto, a produção de ocitocina, hormônio responsável pela ejeção do leite, é facilmente influenciada pela condição emocional da mãe (autoconfiança). Então mamãe, procure ajuda para cuidar do bebê, descanse, procure dormir sempre que o bebê também estiver dormindo. Tenha tranquilidade. Rede de apoio é fundamental na lactação.

Para adequar sua alimentação e favorecer a lactação, pode contar comigo!

Por Tayanne Sátiro, Nutricionista Materno-Infantil e Pediátrica e mãe de três meninos.

Para conhecer mais o trabalho da Tayanne é só acessar o instagram @tayannesatiro 

_____________

Você está grávida e quer se preparar para chegada do bebê?

Então conheça nosso Curso: "Vou ser Mãe, e agora?"

postagens anteriores

Hormônios de Sono

22/09/2021

O sono é uma necessidade do organismo como qualquer outra e tem importantes funções como desenvolvimento cerebral,...

Ler mais

Encorajando o desenvolvimento da linguagem

20/09/2021

Desde pequenos podemos estimular e encorajar a comunicação com nossos filhos seguindo os passos abaixo:

Converse com seu...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!