topo

Ritual Noturno

25/03/2021

O ritual noturno é uma sequência de ações que devem ser repetidas para o bebê no final do dia para sinalizar que o dia está acabando e que começará o sono da noite.

Cada idade tolera um tempo de ritual, então, quanto maior a criança, mais elaborado pode ser o processo (com histórias, momentos de conexão com pais...).

Nesse momento, é importante evitar luzes em excesso, reduzir o volume da voz e diminuir a intensidade das atividades além de não expor esse bebê/criança à eletrônicos após o início do ritual (lembrando que o ideal é não expor até 2 horas antes de iniciar o sono).

Eu costumo orientar que o ritual pode ser feito desde o dia que o bebê chega da maternidade. Lógico que para recém nascidos o tempo do ritual tem que ser curto e respeitar os limites do bebê, mas vai ajudá lo a ter uma previsibilidade das ações e o fazer se sentir seguro quando  começar a entender a sequência.

Um exemplo do ritual para o recém nascido é um banho relaxante, seguido da colocação de pijama, um música calma, luz baixa, amamentar e fazer uma oração ou agradecimento (independente de religião).

Mas, os pais podem colocar qualquer atividade relaxante que acharem mais propícia para a família (Shantala, reflexologia, aromaterapia são também alternativas dependendo da idade do bebê).

Se você tem alguma dúvida de como criar ou aplicar o ritual noturno na sua casa, entre em contato.

Por Juliana Storni, Consultora do Sono, Fisioterapeuta e mãe do Bernardo. Pra conhecer mais o trabalho da Juliana é só acessar @julianafisiomaternoinfantil

postagens anteriores

O que é poda neuronal e sua relação com o autismo

15/04/2021

Nosso cérebro passa por momentos de “morte” programada e previsível de neurônios a cada semestre ou ano nos...

Ler mais

Saltos de desenvolvimento

14/04/2021

São marcos no desenvolvimento do bebê que podem causar uma ansiedade deixando o bebê mais agitado, irritado, choroso, apegado...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!