topo

Reabitação pediátrica

08/10/2020

A reabilitação de crianças visa à aquisição de etapas do desenvolvimento neuropsicomotor, ou o restabelecimento das mesmas de acordo com a faixa etária. As crianças podem ser afetadas por doenças ou traumas desde o período pré e perinatal até o final da adolescência.

A avaliação funcional consiste em determinar as capacidades motoras, cognitivas, sensoriais, emocionais, de comunicação e interação social da criança, além do desempenho escolar e a capacidade de executar as atividades de vida diária. A reabilitação requer acompanhamento multidisciplinar coordenado pelo médico fisiatra, para o estabelecimento das propostas terapêuticas e avaliação do rendimento nas terapias. 

As estratégias utilizadas incluem programa de reabilitação integrada, estimulação precoce, indicação do uso de órteses/próteses/auxiliares de marcha quando necessários, prescrição de medicações para dor e/ou espasticidade, realização de procedimentos como bloqueios neurolíticos e acupuntura. O olhar é individualizado para podermos desenvolver os potenciais de cada criança!

Por Fernanda Rocco, Fisiatra e mãe da Helena e do Miguel.

Para conhecer mais o trabalho da Fernanda é só acessar o instagram @drarocco_fisiatria

postagens anteriores

Meu bebê está rangendo os dentes! E agora?

30/10/2020

O bebê, durante o seu crescimento, está fazendo muitas descobertas sobre o seu corpo e sobre o mundo. Na época em que os...

Ler mais

Rituais de sono noturno

28/10/2020

Rituais são atividades realizadas sempre na mesma ordem, que irão sinalizar ao bebê que está chegando o momento de...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!