topo

Por que estudar para ser mãe?

01/07/2021

A maternidade é uma coisa tão forte e tão humana que parece que nascemos prontos, não é? Mas a verdade é que ninguém nasce preparado para o que vem depois que um filho nasce. A gente perde o eixo, a direção, relembra memórias, aflora sentimentos e crenças (algumas bastante limitantes) que dificultam um processo mais fluido para o nosso maternar. 

E temos uma saída? Tenho visto algumas até aqui e as mais importantes em minha opinião são: autocuidado, autoconhecimento e estudar. E nesta troca aqui é neste último ponto que gostaria de focar.

Estudar nos liberta. Estudar nos dá repertório para fazer diferente, para ter escolhas, par ter melhores escolhas. Estudar pode ser a forma de entender que certos comportamentos da criança são absolutamente esperados, não se trata de falta de educação, mimos em excesso ou que a mãe esteja fazendo tudo errado ou que a criança está apenas te desafiando. É preciso entender o que faz parte e como vamos lidar com isso. A literatura, cursos e trocas com outras mães nos ajudam. 

Contar com o que temos na bagagem é muito importante sim, contar com tudo aquilo que aprendemos do modelo da nossa criação é muito importante também, mas se temos a nossa disposição novos estudos, conhecimentos e possibilidades, por que vamos fechar estas portas? 

O mundo todo mudou, a dinâmica dos ofícios mudou muito com os avanços de conhecimento e tecnologia. Será que não deveríamos ter este mesmo olhar e nos reciclarmos para a maternidade? 

Lembrando que isso não significa pegar uma teoria qualquer e seguir 100% a risca como se todas iguais ou os nossos filhos. Conteúdo, estudo nos dá um olhar ampliado sobre nós mesmas e  possibilidade de criarmos um caminho que faça sentido na nossa jornada e no nosso relacionamento com os nossos filhos. 

E você, como faz para atualizar seus conhecimentos e busca por novos caminhos no seu maternar?

Por Aline Anginski, Educadora Parental e mãe da Maria Alice.

Para conhecer mais o trabalho da Aline é só acessar o instagram @alineanginsk

postagens anteriores

O autocuidado da Mãe

30/07/2021

Como falamos por aqui: maternidade é um giro 360º na vida de uma mulher!

Facilmente somos absorvidas pelas novas tarefas e...

Ler mais

Natureza como fonte de bem-estar e vitalidade

28/07/2021

Já se deram conta dos inúmeros benefícios que temos ao entrar em contato com a Natureza? E você pode estar pensando que...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!