topo

Pé Torto Congênito

26/03/2021

O PTC é uma deformidade típica que se apresenta desde o nascimento. Caracterizando-se pela posição do pé em Cavo, Aduto Varo e Equino. Por isso, o diagnóstico é feito pelo exame físico.

A incidência é de 1 a cada 1000 nascidos vivos e ocorre bilateralmente em metade dos pacientes. Apesar da maioria ocorrer esporadicamente, há uma relação familiar relatada.

O tratamento inicial não é cirúrgico. Optamos inicialmente pelo Método de Ponseti (gessos seriados, seguido pelo uso de órtese nos pés). O começo do tratamento deve ocorrer o mais precoce possível. O sucesso com essa técnica ocorre em mais de 90% das crianças com até 2 anos de idade e o fator mais importante para evitar a recorrência da deformidade é a adesão ao uso da órtese. 

O acompanhamento com o ortopedista pediátrico é muito importante tanto para iniciar o tratamento precocemente quanto para seguir adequadamente até o final.

Por Priscilla Montanhini, Ortopedista Pediátrica. Para conhecer mais o trabalho da Priscilla é só acessar o instagram @geotrs.traumatologia 

postagens anteriores

O que é poda neuronal e sua relação com o autismo

15/04/2021

Nosso cérebro passa por momentos de “morte” programada e previsível de neurônios a cada semestre ou ano nos...

Ler mais

Saltos de desenvolvimento

14/04/2021

São marcos no desenvolvimento do bebê que podem causar uma ansiedade deixando o bebê mais agitado, irritado, choroso, apegado...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!