topo

Paralisia Cerebral

10/03/2021

Vocês sabiam que a Paralisia Cerebral é a deficiência física mais comum da infância? Estima-se que existam 17 milhões de pessoas no mundo com PC.

Paralisia Cerebral é definida como um grupo de desordens do desenvolvimento, movimento e postura, que causam limitação na execução de tarefas, que são atribuídas a distúrbios não progressivos ocorridos durante o desenvolvimento do cérebro, em fetos ou crianças.  As desordens motoras podem ou não estar acompanhadas de distúrbios sensoriais, do comportamento, cognição, comunicação, visão e audição, alterações nutricionais e dentárias, distúrbios da respiração e do sono, crises convulsivas, e alterações musculoesqueléticas secundárias.

Atualmente tem-se ferramentas de avaliação disponíveis que possibilitam a detecção precoce de comprometimento motor, cognitivo e de comportamento. Com isso, já é possível predizer o diagnóstico de Paralisia Cerebral aos três meses de idade corrigida do bebê através do exame neurológico (uso de escalas como a HINE / GMA) associado a exames de imagem como a Ressonância Magnética. É importante que todo bebê de risco e aqueles com atraso nos marcos de desenvolvimento seja encaminhado para uma avaliação com especialista.

Apoio e orientação aos pais e familiares são cruciais no sucesso do Tratamento. As partes do corpo afetadas, o nível de gravidade e a combinação de sintomas não motores podem ser diferentes para cada pessoa. Por exemplo, uma criança pode ter fraqueza em uma das mãos e considerar tarefas como escrever e amarrar cadarço desafiadoras. Ao mesmo tempo que outras criança pode ter pouco ou nenhum controle sobre seus movimentos ou fala, e requerer assistência por 24horas.

Pediatras e Neuropediatras trabalhando em conjunto para o diagnóstico precoce e encaminhamento ao médico fisiatra, que irá traçar os objetivos e acompanhar a reabilitação desta criança de forma individualizada junto com a equipe multiprofissional de terapias.

Por Fernanda Rocco, Fisiatra e mãe da Helena e do Miguel.

Para conhecer mais o trabalho da Fernanda é só acessar o instagram @drarocco_fisiatria.

postagens anteriores

A infância e o paradoxo do tempo

12/01/2023

Você já parou pra pensar na infância pela ótica do tempo?

A infância, assim como as outras fases da...

Ler mais

Como reencontrar a mulher depois da maternidade?

09/11/2022

A maternidade é tão intensa e avassaladora, que, grande parte das mulheres que se tornam mães, vivem uma espécie de...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!