O Pré-natal Odontológico

01/06/2020

Diferente das consultas normais de revisão que você faz no dentista, o pré-natal odontológico é um conjunto de consultas de orientação e assistência à saúde oral da gestante, mas com o olhar voltado ao bebê.

Já se sabe que alterações na saúde da gestante podem afetar a formação e mineralização (deixando com menos mineral) dos dentes do bebê. Além disso, mudanças hormonais e de hábito que ocorrem nesse período, podem trazer maior risco a desenvolver doenças bucais durante a gestação, como:

  1. Cárie: a formação do dente não muda (existe o mito de que a gestante perde o cálcio dos dentes para gerar o bebê), mas, muitas gestantes, acabam comendo menores quantidades, porém, mais frequente, por isso também precisamos cuidar bem a alimentação nesse período. Além disso, muitas mulheres não conseguem realizar uma boa escovação pelos enjoos.
  2. Erosão: A erosão é a “corrosão” do dente por ácidos. Então, pelos episódios de vômito, a acidez pode causar esse desgaste nos dentes. Para isso, temos alguns cuidados a tomar: em caso de vômito, não escove os dentes em seguida. Espere pelo menos 30min para a saliva normalizar sua acidez.
  3. Gengivite: Pela alteração hormonal, a gengiva fica mais suscetível a inflamação. Essa inflamação, se não tratada, pode acarretar pré-eclâmpsia, parto prematuro ou baixo peso ao nascer.

Essas alterações bucais são apenas alguns motivos para se fazer o pré-natal odontológico. Além da avaliação, diagnóstico, orientação de prevenção e tratamento dessas doenças, é também abordado assuntos como:

  • Os primeiros mil dias do bebê
  • Aleitamento materno
  • Chupeta e confusão de bicos
  • Higiene bucal do bebê antes dos dentes
  • O que fazer quando os dentes começam a nascer
  • A primeira visita do bebê ao dentista

Com isso, conseguimos criar hábitos corretos, cuidando da higiene bucal do bebê da maneira certa, evitando muitas doenças bucais futuras. Por isso, procure um profissional que realize o pré-natal odontológico, não só “fazendo limpeza”.

Por Bruna Otto, Odontopediatra

 

postagens anteriores

Amamentação de Sucesso

12/07/2020

A amamentação pode ser o momento mais valioso entre a mãe e o bebê, e além de criar um vínculo...

Ler mais

A romantização da maternidade e a saúde mental das mães.

09/07/2020

A romantização da maternidade e a saúde mental das mães

Aquela frase clichê que diz que “ser...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!