topo

O autocuidado da Mãe

30/07/2021

Como falamos por aqui: maternidade é um giro 360º na vida de uma mulher!

Facilmente somos absorvidas pelas novas tarefas e cuidados com o bebê e esquecemos que precisamos cuidar de nós mesmas, e muitas vezes não percebemos a importância que isso tem.

Antes de sermos mães, o tempo para cuidar da nossa saúde física e mental era abundante, se comparado com a vida pós maternidade.

Antes de sermos mães era mais fácil marcar um happy hour com as amigas de última hora, tirar um “dia de beleza” no salão, naqueles finais de semana lindos de sol pegar uma mochila e ir para a praia sem planejamento, maratonar séries, fazer um exercício… Ihh, poderíamos fazer uma lista extensa de coisas que permitiam nosso momento de autocuidado.

Quando recebemos o nosso maior presente, nosso baby, somos tomadas por um amor avassalador, e ele rouba a cena! Queremos ficar cuidando e admirando, nos doando completamente para aquele serzinho, afinal ele depende inteiramente da gente para crescer saudável e se desenvolver. Na real até esquecemos que existe o EU, e quando lembramos: ela está lá, a nossa “amiga íntima” culpa materna.

Pois é, a famosa culpa materna parece inerente ao nosso aprendizado na jornada materna e ao processo de saber equilibrar os nossos múltiplos papéis: papel de mulher, amiga, profissional, filha, esposa…

Pensem tudo isso misturado com a privação de sono, as dores físicas e emocionais do puerpério que nos invadem sem pedir licença… Aí está o giro 360º que falamos!

E nesse giro precisamos olhar para nós mesmas como prioridade, não podemos abrir mão de fazer coisas que sempre foram importantes para nós, de nos cuidarmos.

Cuidar de nós é cuidar da família!

Se não estivermos bem e felizes, se anularmos nossas vontades e nossos momentos de autocuidado, a nova rotina se torna cansativa e estressante, facilmente somos tomadas por comportamentos impulsivos e impacientes com todos a nossa volta, sobra para o marido, mãe, sogra e para nossos filhos, claro.

E assim, com esses comportamentos como vamos cuidar, educar e inspirar nossos filhos, eles que são nosso bem mais precioso e o futuro!

Pois é, vocês devem estar pensando agora: “beleza meninas, mas como fazer para retomar esse nosso tempo, esse momento de autocuidado?”.

Bom, é preciso se permitir e encaixar um tempinho, as vezes até forçar esse tempinho... seja na soneca do bebê, ou usando a sua rede de apoio como o papai, sua mãe, sua sogra, as amigas...

E quando tiverem esse tempinho o que fazer? Parece mentira, mas às vezes as mamães ficam até perdidas. Então bora para algumas dicas práticas?

1) Fazer exercício ouvindo música, ou um podcast bacana.

2) Ir no shopping comer alguma coisa e olhar as novidades.

3) Ir no salão fazer as unhas, cabelo, e assim se sentir mais bonita.

4) Ler um livro tomando um bom café, ou chá.

5) Assistir uma série, ou filme.

6) Fazer uma ligação para uma amiga que você não conversa faz tempo.

Aqui temos mais uma ótima dica para vocês :)

Que tal relaxar o corpo com uma bolsa térmica no seu lugar preferido da casa, pode ser aproveitando alguma das dicas anteriores… Vendo a série, ouvindo uma música, tomando um chazinho. Nós ficamos muitas vezes sobrecarregadas na nossa intensa jornada de mãe, com dor na cervical, lombar, etc. A bolsa térmica acolhe e relaxa.

Super indicamos a Bolsa Térmica Natural da Mercur, um produto sustentável que foi desenvolvido com caroços de Açaí e revestida com algodão orgânico. É só esquentar alguns minutinhos no micro-ondas e pronto! Relax que toda a mãe merece!

Essas são algumas dicas para o seu momento de autocuidado. E não esqueça, por mais difícil que possa parecer, faça esse momento acontecer. Acredite, ele é tão importante para você, quanto para a família inteira!

Se você quer conhecer mais sobre a história da Bolsa Térmica Natural da Mercur, e como ela pode te ajudar é só acessar AQUI

Beijos, Mari e Taís.

Por Mari mãe da Cecília e Taís mãe da Rafa e do Dudu, Especialistas em Maternidade Real e idealizadoras do Benditas Mães.

 

_____________

Você está grávida e quer se preparar para chegada do bebê?

Então conheça nosso Curso: "Vou ser Mãe, e agora?"

postagens anteriores

Gravidez não é doença, mas...

17/09/2021

Você já deve ter ouvido a frase “gravidez não é doença”, não é mesmo? De fato...

Ler mais

Cuidado com as escovas dentais

15/09/2021

Afinal de contas nunca foi tão importante manter a saúde bucal de toda família! 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As escovas...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!