topo

Não espere passar 3 meses para contar!

22/02/2021

Geralmente eu venho aqui falar com vocês sobre fisioterapia, mas hoje eu gostaria de dar um conselho, se você me permitir. Baseado no meu convívio diário com gestantes eu quero te dizer "Não espere passar 3 meses para contar para os amigos e familiares que você está esperando um bebê."

Você já disse isso ou já escutou alguém dizer?: "não, ainda não contei para ninguém vou esperar dar 3 meses para contar..."Frequentemente eu ouço isso das minhas pacientes que estão no começo da gestação e eu sempre pergunto: "por que você vai esperar 3 ou até mesmo 5 meses para contar?"  A resposta é unânime: "porque as chances do bebê morrer nos 3 primeiros meses é grande" ou então "primeiro vamos saber se está tudo bem com o bebê, depois contamos". Mas, e se o bebê morrer? E se não estiver tudo bem com o bebê? Você vai enfrentar esse luto sozinha? Calada? Você já pensou sobre isso?

Perder um filho é muito difícil, eu nunca passei por isso, mas deve ser uma dor imensurável. E não importa se o bebê tinha apenas dias, semanas ou meses a dor é igual. Desde a concepção já desejamos nossos filhos e queremos tê-los em nossos braços. Mesmo antes de sabermos o sexo ou vermos o rosto o filho já é filho. Se por alguma circunstância não for possível naquele momento, nada melhor do que 1000 abraços, 2000 mensagens de apoio, de carinho, um convite da amiga para um chá, etc. Ninguém precisa sofrer sozinha. O cônjuge nem sempre irá compreender e entender essa dor, o luto para eles é diferente, por isso eu repito: Conte, conte para os familiares, conte para os amigos.

É preciso tirar esse conceito de que perder um filho é vergonhoso, que não se deve contar a ninguém. Quando a mãe conta que perdeu um filho ela não está sendo fraca, muito pelo contrário ela está sendo muito forte. Desejo todos os dias que nenhuma mãe passe por isso, mas infelizmente acontece. E é muito triste ver o sofrimento da mãe, mas acreditem nesse momento qualquer palavra de conforto ajuda. 

Na minha primeira gestação eu contei somente após o 5 mês. Já na segunda eu contei para todos assim que descobri, 5 semanas. E celebrei cada minuto, amei incondicionalmente desde o positivo no teste de farmácia. E na minha terceira gestação farei da mesma forma. Então se eu puder te dar esse conselho: conte, celebre, comemore cada segundo de gestação, independente de quanto tempo ela for durar.

Por Caroline Pinelli, Fisioterapeuta Materno-infantil, mãe do Davi e da Giulia.

Para conhecer mais o trabalho da Caroline é só acessar o instagram @fisiomaternoinfantil.

postagens anteriores

Você sabe o que são os primeiros 1000 dias?

05/03/2021

Os primeiros 1000 dias de vida do bebê (270 dias gravidez + 0 a 12 meses 365 dias + 1 a 2 anos 365)  é considerado uma janela de...

Ler mais

Displasia do Quadril em crianças

04/03/2021

A Displasia do Desenvolvimento do Quadril (DDQ), comumente chamada de Luxação Congênita do Quadril, é um termo que...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!