topo

Mochila escolar: dicas!

11/08/2021

E no clima de volta às aulas vamos relembrar algumas dicas importantes sobre como deve ser a mochila ideal para o seu filho. Geralmente para as crianças e adolescentes, o que mais importa é o modelo, cor e estampa. Contudo, é importante escolher a mochila escolar pensando na saúde de seu filho, para evitar desvios posturais e queixas de dor nas costas.

 

* Mochila + material escolar não devem pesar juntos mais que 10% do peso da criança. Atenção: a mochila vazia não deve pesar mais de meio quilo.

* Se possível costas acolchoadas para maior conforto e proteção contra objetos pontiagudos. Alças acolchoadas, firmes e reguláveis, com largura mínima de 4 cm.

* Tamanho do tronco não ultrapassar a altura dos ombros e da cintura da criança.

* Modelos com cinto abdominal ajudam no equilíbrio pois apenas evita a oscilação da peça, mas também contribui para repartir o peso entre os ombros e a coluna lombar.

* Quando a criança estiver com a mochila, ela deve dobrar os joelhos para se abaixar ao invés de se inclinar dobrando as costas.

* Não carregar em um ombro só. O uso nos dois ombros distribui melhor o peso da mochila.

* Ao colocar a mochila deve-se estar atento ao espaço entre a peça e as costas da criança, visto que essa lacuna precisa ser a menor possível, deixando a mochila bem junto do corpo da criança.

* Os materiais mais pesados devem ser colocados na vertical e mais próximos às costas da criança, e o restante dos objetos poderá ser distribuído uniformemente.

* Quanto mais divisórias uma mochila tem, melhor vai ser distribuído o peso dentro dela. 

* Se a preferência for por mochila com rodinhas, procure comprar um modelo de alça ajustável e que esteja de acordo com a idade e altura da criança.

* No caso de mochila de rodinhas, o ideal é que a criança arraste a peça com o braço esticado (alternando os lados), e que a angulação do braço da criança não exceda 30graus.

* Não carregar / arrastar a mochila por longas distâncias e/ou períodos muito longos. Quando for fazer um longo trajeto, o recomendado é fazer algumas pausas no meio do caminho.

Por Fernanda Rocco, Fisiatra e mãe da Helena e do Miguel.

Para conhecer mais o trabalho da Fernanda é só acessar o instagram @drarocco_fisiatria

_____________

Você está grávida e quer se preparar para chegada do bebê?

Então conheça nosso Curso: "Vou ser Mãe, e agora?"

postagens anteriores

Gravidez não é doença, mas...

17/09/2021

Você já deve ter ouvido a frase “gravidez não é doença”, não é mesmo? De fato...

Ler mais

Cuidado com as escovas dentais

15/09/2021

Afinal de contas nunca foi tão importante manter a saúde bucal de toda família! 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As escovas...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!