topo

Meu filho tem 2 anos e ainda não fala!

03/02/2021

Essa é uma das perguntas que mais recebemos no consultório: “meu filho tem dois anos e ainda não fala, será que é necessário uma avaliação?!”...

O adequado desenvolvimento da linguagem depende de uma série de fatores, entre os quais, integridade anatomofisiológica, adequada maturação das estruturas cerebrais, um parto sem intercorrências, aspectos emocionais e sociais, dentre diversos outros. Ou seja, além dos aspectos biológicos, a qualidade dos estímulos ambientais influencia significativamente.

Embora seja valido dizer que cada criança tem seu tempo de aquisição de linguagem, é ainda mais importante destacar que existem os marcos do desenvolvimento, os marcadores linguísticos que auxiliam a identificar os transtornos de linguagem. 

É importante que os pais, cuidadores, professores, dentre outros que convivam com crianças, tenham algum conhecimento sobre os marcos do desenvolvimento de linguagem e fiquem atentos a eles.

No primeiro ano de vida, até 1 ano e meio, há uma explosão do vocabulário, pois espera-se que a criança adquira de 1 a 3 palavras por semana.

Aos 2 anos espera-se que a criança fale de 50 a 200 palavras e com 2 anos e meio espera-se que seu vocabulário seja de aproximadamente 500 palavras.

Assim, se a criança está com 2 anos e percebe-se que ela possui um vocabulário inferior a 50 palavras, já é um indicativo de atraso de linguagem que deve ser avaliado junto ao fonoaudiólogo.

Aos 2 anos esperamos que a criança utilize a fala para tudo: nomear as coisas, pedir, protestar, responder perguntas, além de imitações das ações dos adultos.

Desse modo, se a criança de 2 anos ainda não fala ou se há alguma dúvida quanto ao seu desenvolvimento de linguagem e fala, é essencial buscar informação e, principalmente, avaliação fonoaudiológica, pois a intervenção precoce nesses casos torna-se essencial

Por Mara Letícia Gobbis, Fonoaudióloga.

Para conhecer mais o trabalho da Mara Letícia é só acessar o instagram @fonomaraleticia.

_____________

Você está grávida e quer se preparar para chegada do bebê?

Então conheça nosso Curso: "Vou ser Mãe, e agora?"

postagens anteriores

Gravidez não é doença, mas...

17/09/2021

Você já deve ter ouvido a frase “gravidez não é doença”, não é mesmo? De fato...

Ler mais

Cuidado com as escovas dentais

15/09/2021

Afinal de contas nunca foi tão importante manter a saúde bucal de toda família! 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As escovas...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!