topo

Meu bebê está rangendo os dentes! E agora?

30/10/2020

O bebê, durante o seu crescimento, está fazendo muitas descobertas sobre o seu corpo e sobre o mundo. Na época em que os dentinhos estão nascendo, é normal que ele ranja os dentes.

A mordida ainda está instável só com os dentinhos da frente e ele descobre que, se ele pressionar os dentes e mexer o queixo, faz barulho. Isso ocorre quando estão acordados e passa assim que deixa de ser uma novidade.

Mesmo sendo algo “natural”, deixa as mães de cabelo em pé, pois é um barulho bem ruim de ouvir e sempre tem o risco de lascar algum dentinho pela pressão que é colocada.

Para que a criança pare de ranger, não recomendo que vocês mexam na boquinha, na bochecha ou falem para parar de fazer isso com a boca, pois isso vai chamar mais a atenção dela para o que ela está fazendo.

Uma dica então é distrair! Ou cantar parabéns a você ou outra música que a criança goste, ou dar algo para a criança comer, ou colocar a criança para mamar. Enfim, fazer a atenção da criança ir para outro lugar.

ATENÇÃO: não coloque a chupeta para que isso pare, porque o problema vai ser maior, seja pela inclusão do hábito em uma criança que não chupava chupeta, seja pelo aumento da frequência numa criança que já chupa.

Se seu filho range dormindo ou essa fase não passa com o nascimento completo dos dentes, converse com seu dentista, pois aí já consideramos bruxismo patológico, um hábito que pode causar problemas no futuro se não acompanhado.

Por Bruna Otto, Odontopediatra.

Para conhecer mais o trabalho da Bruna é só acessar o instagram @dentistabrunaotto

postagens anteriores

Banho de Ôfuro

04/12/2020

É uma modalidade de hidroterapia que tem sido bastante utilizada em recém nascidos para proporcionar segurança, relaxamento e...

Ler mais

Intestino: nosso segundo cérebro?

02/12/2020

O intestino é um órgão que faz mais do que “apenas” digerir e absorver os nutrientes e excretar toxinas –...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!