topo

Maternidade: aceitação x respeito

19/02/2020

Você já parou pra pensar na grande diferença do sentido das palavras aceitação e respeito?  Trazendo para a realidade da maternidade, se entendermos que ninguém precisa aceitar a maneira com escolhemos criar nossos filhos, mas apenas respeitar, certamente conseguiremos viver uma maternidade bem mais leve.

Decidiu ter cesárea, ou lutou pelo parto normal, amamentou, deu fórmula, parou de trabalhar, colocou o filho na creche, deixou com babá... Independente de concordarem ou não, as pessoas apenas deveriam respeitar mais nossas escolhas. Na maternidade, assim como na vida, não existe o certo e o errado, o que é melhor para um, não precisa necessariamente ser para o outro e isso faz parte e é até saudável.

Sei que muitas vezes nos sentimos julgadas e criticadas por pessoas próximas, de quem gostamos. Nessas horas, a melhor solução é fazê-las entender essa diferença, entre o aceitar  e o respeitar, mostre que você não espera que concordem, mas sim que respeitem. O Maternar já é por si só um dos maiores desafios na vida de uma mulher, por isso, não precisamos ter que nos preocupar em agradar os outros, bastam as nossas próprias cobranças né!?

E por falar em cobranças, vamos combinar que também precisamos nos cobrar menos né? Sim, os outros nos julgam, mas arrisco em dizer que nosso maior “juiz” somos nós mesmas... Será que sou uma boa mãe? Será que estou fazendo o melhor para o meu filho? Deveria ter mais tempo, brincar mais, trabalhar menos, trabalhar mais... Enfim, estamos constantemente questionando, o que não tem nada de errado, pelo contrário, faz bem a gente querer melhorar sempre. Porém sem esquecer que todas nós humanas e estamos sempre tentado fazer o melhor!

Por Tais Saraiva, mãe da Rafa e do Dudu

postagens anteriores

Precisa produzir leite na gravidez?

18/06/2021

A amamentação acontece só depois que o bebê nasce, certo? Então, seria complicado manobrar uma...

Ler mais

Esse tal de períneo

17/06/2021

Quem está grávida, muito provavelmente, já ouviu falar em períneo! As que desejam um parto vaginal, então,...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!