topo

Intestino: nosso segundo cérebro?

02/12/2020

O intestino é um órgão que faz mais do que “apenas” digerir e absorver os nutrientes e excretar toxinas – ele é muito importante para a nossa imunidade (70% das células do nosso sistema imunológico vivem no intestino), possui um sistema nervoso próprio,  milhões de neurônios e ainda é capaz de produzir 90% a 95% da serotonina (neurotransmissor que proporciona sensação de bem-estar e felicidade), por esta razão tem forte influência com o nosso humor.

Isso mesmo! O nosso intestino deve estar saudável para a correta saúde do cérebro, ele irá determinar na maioria das vezes nossas emoções, preferências alimentares e estado mental. Este é o chamado “EIXO”  cérebro- intestino, a conexão é bilateral, ou seja, o intestino afeta o cérebro (sistema nervoso central) e o cérebro afeta o intestino (sistema nervoso intestinal).

Desta forma, ele está associado a muitas doenças, a grande maioria das pessoas que sofrem com depressão, enxaqueca, ansiedade, pânico, etc, tem problemas no sistema digestivo, podemos citar: disbiose intestinal, síndrome do intestino irritável, constipação intestinal e todo o tipo de má digestão ou intolerância alimentar.

Quanto mais diversificada a dieta, mais diversificado é o microbioma (bactérias boas que habitam nosso intestino). Um microbioma rico e variado está associado a uma maior saúde do corpo e da mente.

Lembrando que a necessidade de fazer força para evacuar, com o tempo, contribui para o enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico, levando assim a perda de função e com isso predispor a outros problemas, como a incontinência urinária e o prolapso de órgãos pélvicos.

Segue algumas sugestões de como melhorar a saúde intestinal:

  • Procure um nutricionista ou médico especialista;

  • Beba mais água;

  • Faça atividade física; 

  • Faça fisioterapia pélvica;

  • Use um banquinho nos pés para ajudar a relaxar o assoalho pélvico na hora de evacuar.

Por Sabrina Freitas, Fisioterapeuta Pélvida e Consultora de Amamentação.

Para conhecer mais o trabalho da Sabrina é só acessar o instagram @ftsabrinafreitas.

postagens anteriores

03 dicas para amamentar no verão

27/01/2021

Estamos na época mais quente do ano. Apesar de querido por muitas pessoas, o verão pode ser um pesadelo na vida de gestantes e/ou...

Ler mais

Colo, pode e deve

25/01/2021

Se não precisássemos de colo o tempo todo enquanto bebês, seríamos como os outros animais que já nascem sabendo...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!