topo

Hormônios de Sono

22/09/2021

O sono é uma necessidade do organismo como qualquer outra e tem importantes funções como desenvolvimento cerebral, consolidação da memória, melhora da defesa imunológica, entre tantas outras.

Além destas funções, durante o sono, temos ações de vários hormônios importantes para desenvolvimento, crescimento e amadurecimento celular.

Alguns hormônios que influenciam o sono são:

- Melatonina: é um neuro-hormônio ligado à regulação do sono, importante por induzir e manter o sono. Para ser produzida, é necessária a ausência de luz, por isso sua liberação e pico de produção ocorrem no período noturno. Ela é produzida pela glândula pineal e os bebês ainda não tem esta glândula totalmente desenvolvida acarretando na sua produção de maneira irregular.

A melatonina é sintetizada a partir de um aminoácido chamado Triptofano que pode ser encontrados em alguns alimentos como leites e derivados, ovos, alface, banana, maçã, abacate (conhecidos como alimentos indutores de sono).

- Adenosina: é um hormônio resultante da queima de energia pelo corpo. Ela age inibindo células que são responsáveis por nos manter acordados, então nos faz sentir aquele “cansaço” e seu pico de liberação ocorre após o almoço. Ela vai se acumulando durante o dia, por isso a importância de boas sonecas para o bebê e também de gastar energia durante o dia.

- Cortisol: hormônio produzido para nos manter acordados. Conhecido também como hormônio do “estresse”, ele se eleva quando estamos agitados.

Para dormir, precisamos de baixos níveis de cortisol e seu pico ocorre pouco antes de acordarmos. Seu aumento tem como manifestação a alteração de humor.

- GH: hormônio de crescimento que é liberado durante o sono. Seu pico ocorre entre 23:00h e 24:00h. Sua principal função está relacionada ao crescimento de tecidos e metabolismo de proteínas e gorduras.

- TSH: hormônio liberado pela hipófise com maior liberação no final do dia e pico máximo durante a noite. 

Por Juliana Storni, Consultora do Sono, Fisioterapeuta e mãe do Bernardo.

Para conhecer mais o trabalho da Juliana é só acessar o instagram @julianafisiomaternoinfantil

_____________

Você está grávida e quer se preparar para chegada do bebê?

Então conheça nosso Curso: "Jornada Mãe 360"

postagens anteriores

Encorajando o desenvolvimento da linguagem

20/09/2021

Desde pequenos podemos estimular e encorajar a comunicação com nossos filhos seguindo os passos abaixo:

Converse com seu...

Ler mais

Gravidez não é doença, mas...

17/09/2021

Você já deve ter ouvido a frase “gravidez não é doença”, não é mesmo? De fato...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!