topo

Hora da Bruxa - Você sabe o que é?

06/01/2021

As mamães e papais devem conhecer bem aquele período do dia, geralmente entre as 16h e as 20h que seu bebê, que antes estava calmo e tranquilo, fica irritado, agitado e com um choro que parece não ter solução - essa é a hora da bruxa! 

Não é um termo muito bonito, mas é basicamente, o período do dia em que o cansaço do bebê atinge um período tão alto, que ele não sabe como lidar com essa mistura de sensações e entra em uma crise de choro para tentar aliviar!

Ela acontece normalmente a partir dos 15 dias até mais ou menos os 4 meses do bebê, e já foi comprovado cientificamente, que essa crise de choro ocorre principalmente nos dias em que a mãe está mais cansada. O bebê absorve um pouco desse cansaço, já que a ligação dos dois é tão forte! E aí, em um período de cansaço extremo da mãe, com choro inconsolável do bebê, é mais difícil ainda lidar com esse momento.

A principal dica para esse momento é ter calma! O que ele precisa nesse momento é de acolhimento, aconchego, o famoso colo. 

Entenda que isso acontece com uma boa parte dos bebês, que não é apenas na sua casa e tem começo-meio-fim, ou seja, em algum momento ele irá parar de chorar! 

Tente oferecer o seio - não é com a intenção de tirar a fome do bebê, mas o simples ato de estar no colo, pele a pele com você e sugar, já acalma o pequeno.

Banhos, principalmente de ofurô, ajudam bastante nestes momentos. A água quente acalma bastante o bebê e o faz relaxar, passando com mais “tranquilidade” por esse momento de cansaço extremo.

Diminua qualquer fonte de estímulo ao seu bebê - luzes mais baixas, tv desligada e pouca movimentação perto dele o ajudam a relaxar! Nesses momentos também gosto de indicar aos pais o uso do ruído branco (nos aplicativos de música ou vídeo é só digitar “sons do útero” que existem playlists de horas com esse barulhinho que faz o bebê se sentir dentro do útero de novo)!

Peça ajuda nesse momento - vale todo mundo, pai, tio, tia, avó.. quem estiver por perto pode oferecer um colo, um chamego a esse bebê e deixar a mãe descansar um pouco também.

Não “pule” sonecas durante o dia! Deixe que seu bebê descanse o quanto for necessário durante o dia, isso diminui o cansaço acumulado nesta hora.

O mais importante - não se culpe, não ache que é “leite fraco” ou que você de alguma forma está falhando! Muitos bebês passam por esse período. Converse com outras mães e veja como isso é comum. 

É uma fase de adaptação do seu bebê fora do útero, e que vai passar!

Por Ana Paula Menini, Pediatra e Neonatologista.

Para conhecer mais o trabalho da Ana Paula é só acessar o instagram @dra.anapmenini.

postagens anteriores

03 dicas para amamentar no verão

27/01/2021

Estamos na época mais quente do ano. Apesar de querido por muitas pessoas, o verão pode ser um pesadelo na vida de gestantes e/ou...

Ler mais

Colo, pode e deve

25/01/2021

Se não precisássemos de colo o tempo todo enquanto bebês, seríamos como os outros animais que já nascem sabendo...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!