topo

Filhos e o Casamento

10/01/2020

Qual a sua opinião sobre o casamento após a chegada dos filhos?  Você acha que filhos “seguram” casamento? Se uma relação está em crise, ela pode ser “salva” pela chegada de um bebê?

Pra mim, acontece justamente o contrário, pois apesar de filhos tornarem os vínculos familiares mais fortes, o casamento, a relação do casal, ah, essa sofre... Sofre com as mudanças, com o tempo escasso, com a falta de priorização, com a privação do sono, com o aumento das preocupações, das despesas... Enfim, com os inúmeros desafios que se apresentam junto com as nossas novas e intensas funções de pais.

Se antes os finais de semana eram sinônimos de filmes, maratonas de séries, jantares românticos regados a vinho, acordar na hora do almoço e almoçar na hora da janta, agora, a rotina intensa e exaustiva de trocar, dar banho, amamentar, alimentar, fazer dormir, acalmar, acostumar com o choro, toma conta da casa e do casal... E o relacionamento acaba ficando sempre pra depois, quando der e se der tempo fazemos alguma coisa... E quando a “nossa hora” finalmente chega,  o que acontece? Bate aquele sono, aquele cansaço, que só pais de bebês sabem RN sabem do que estou falando. E então, ficamos pra amanhã, ou depois, ou depois...

Mas então o casamento acaba, é isso mesmo!? Calma, não foi isso que eu quis dizer... Minha intenção aqui, é apenas prepará-las para uma possível pausa, um intervalo, que muitas vezes é inevitável perante todas as mudanças que vivemos. Então se você estiver preparada para essa pausa, tudo vai fluir de maneira mais natural e você pode evitar que o casal se perca em meio a esse turbilhão... Converse com seu parceiro, alinhem as expectativas e preparem-se para esse momento, o que fará com que vocês, apesar de momentaneamente distantes, estejam juntos e fortes, pois com o tempo, tudo vai se encaixando novamente...

Os filhos vão crescendo, vão ficando mais independentes, as noites vão ficando mais calmas e aos poucos, vamos retomando nossa identidade de esposa e marido. Aos poucos aquele olhar vai voltando, a gente consegue sair para um jantar romântico, uma baladinha e quem sabe até uma viagem a dois... Coisas simples como ver um filme e aquela taça de vinho, voltam a ser possíveis, e assim,  nos redescobrimos um novo casal, agora mais maduro, com filhos, uma casa mais bagunçada, mais despesas e muito, mas muito, mais amor.

Por Tais Saraiva, mãe da Rafa e do Dudu

postagens anteriores

Precisa produzir leite na gravidez?

18/06/2021

A amamentação acontece só depois que o bebê nasce, certo? Então, seria complicado manobrar uma...

Ler mais

Esse tal de períneo

17/06/2021

Quem está grávida, muito provavelmente, já ouviu falar em períneo! As que desejam um parto vaginal, então,...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!