topo

Efeito Vulcânico

16/06/2021

Você sabe o que é o efeito vulcânico? Ou a hora da bruxa? É um acúmulo de pressão no cérebro causado pela privação de sono (conhecida como pressão homeostática de sono).

Pela manhã ocorre um pico de produção de cortisol que é o que nos dá disposição para enfrentar o dia.

Durante o dia, gastamos energia, ocorrem estímulos e esse cortisol vai se acumulando (por isso a extrema importância dos bebês fazerem soneca durante o dia para “minimizar” esse acúmulo de cortisol) o que faz os bebês ficarem irritados, chorosos e com maior dificuldade de relaxar para iniciar o sono.

É quando ao final do dia, seu bebe está extremamente exausto e choroso e aí fica a dúvida se está com cólica, com alguma dor ou extremamente cansado. 

Nesse momento, eles têm muita dificuldade de serem acalmados e relaxar, fazendo com que muitas mães mediquem o bebê ou até mesmo os levem ao pronto atendimento pensando ser algum incômodo físico.

Esse efeito ocorre porque o bebê já está muito tempo acordado ou muito estimulado ou ainda por sonecas insuficientes durante o dia.

O cenário obtido é um bebê que “briga” muito para conseguir relaxar para iniciar o sono da noite, ou desperta muitas vezes durante a madrugada ou ainda desperta mais cedo pela manhã devido ao excesso de cansaço acumulado da noite.

É importante saber identificar os sinais de sono do seu bebê antes que ele esteja cansado demais, observar o tempo que ele fica acordado entre uma soneca e outra, evitar excesso de estímulos, dar previsibilidade antes do início da soneca e do sono noturno com algum ritual /mini ritual e preparar um ambiente adequado para o sono do seu bebê para que ele se sinta seguro.

Por Juliana Storni, Consultora do Sono, Fisioterapeuta e mãe do Bernardo.

Para conhecer mais o trabalho da Juliana é só acessar o instagram @julianafisiomaternoinfantil

postagens anteriores

O autocuidado da Mãe

30/07/2021

Como falamos por aqui: maternidade é um giro 360º na vida de uma mulher!

Facilmente somos absorvidas pelas novas tarefas e...

Ler mais

Natureza como fonte de bem-estar e vitalidade

28/07/2021

Já se deram conta dos inúmeros benefícios que temos ao entrar em contato com a Natureza? E você pode estar pensando que...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!