Dra. Meu Filho tem pé chato, e agora?

05/06/2020

E agora, em primeiro lugar, fique tranquila! Uma das queixas mais frequentes no consultório do Ortopedista Infantil é sobre pé chato (que nós chamamos de plano)!

Antigamente era super comum as crianças usarem botas ortopédicas e palmilhas para corrigir esse formato de pé, provavelmente vocês ou algum dos seus familiares tenha usado!

Hoje em dia vemos o pé chato de uma maneira diferente do que no passado!

Sabemos que toda criança pequena tem o pé chato (isso porque as crianças tem uma gordurinha no local que fica o arco plantar), e não é necessário fazer NADA na maioria dos casos! Pois a maioria desses pés são flexíveis e assintomáticos!

A curva do pé se forma geralmente pelos 2-3 anos de idade (as vezes mais tarde), mas tem crianças que seguirão com o pé plano até a vida adulta e tudo bem!

Ao contrário do que se fazia na nossa época de criança, hoje em dia não usamos mais botas ortopédicas! Ufa! E quase não utilizamos palmilhas também, estas são indicadas em casos bem pontuais! Isso porque elas não tem esse poder todo não!

Os pés planos mais graves, rígidos e os dolorosos são tratados sim! As vezes com palmilhas para aliviar a carga nos pés e nos casos mais graves com cirurgia!

Antigamente também se falava que andar descalço formava a curva do pé, mais um mito! Andar descalço é sim muito importante (isso é assunto para uma outra vez), mas não é o responsável por formar o arco do pé!

Para saber qual tipo de pé plano tem o seu filho e se ele precisa de algum tratamento somente com avaliação do ortopedista infantil!

Ficou com alguma dúvida? Fala comigo!

Por Dra.Michelle Cardoso, Ortopedista Infantil

postagens anteriores

Amamentação de Sucesso

12/07/2020

A amamentação pode ser o momento mais valioso entre a mãe e o bebê, e além de criar um vínculo...

Ler mais

A romantização da maternidade e a saúde mental das mães.

09/07/2020

A romantização da maternidade e a saúde mental das mães

Aquela frase clichê que diz que “ser...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!