topo

Dicas de Verão para as crianças

21/12/2020

O melhor das férias de Verão é poder aproveitar o calor sem ter com o que se preocupar! Então nada melhor do que algumas dicas para facilitar:

  1. Água e Comida: a maioria dos casos de gastroenterite (a famosa diarréia) acontece no verão devido a proliferação bacteriana e viral das comidas nas barraquinhas. Para minimizar os riscos, os pais devem levar de casa: água, frutas lavadas e água de côco. 

  2. Posso levar o bebê para a praia/piscina? O ideal é esperar o bebê completar 6 meses, inclusive pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade Brasileira de Dermatologia. Com 6 meses o bebê já recebeu a grande maioria das vacinas, já pode passar filtro solar e usar repelentes.

  3. Filtro Solar: à partir dos 6 meses os bebês já podem usar filtro de no mínimo FPS 30. O importante é reaplicar a cada 2 horas ou depois de ficar mais de 20 minutos na água. Lembrando que das 10-16h devem brincar na sombra. Roupas e chapéu com FPS também são bem vindos.

  4. Como evitar picadas de insetos? Podemos evitar usando telas, mosquiteiros e roupas de mangas longas (fresquinhas). Ambientes com ar condicionado também ajudam na prevenção. Os repelentes são permitidos à partir dos 6 meses e devem ser aplicados pelo menos 20min depois do filtro solar.

  5. Roupas molhadas: os fungos adoram lugares quentes e abafados. Por isso, nas crianças que passam o dia inteiro na praia/piscina, o ideal é dar pelo menos 2 duchas de água doce e não ficar muito tempo com as roupas molhadas.

Aproveite o verão, mas sempre com saúde!

Por Camila Maria Barbosa, Pediatra e Gastropediatra.

Para conhecer mais o trabalho da Camila é só acessar o instagram @conexao.pediatria.

postagens anteriores

Precisa produzir leite na gravidez?

18/06/2021

A amamentação acontece só depois que o bebê nasce, certo? Então, seria complicado manobrar uma...

Ler mais

Esse tal de períneo

17/06/2021

Quem está grávida, muito provavelmente, já ouviu falar em períneo! As que desejam um parto vaginal, então,...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!