topo

Consulta pré-natal pediátrica

25/09/2020

Você já ouviu falar sobre isso?!

A importância do pediatra na sala de parto é reconhecida pelo Ministério da Saúde desde 1993, quando passou a ser indispensável em todos os partos.

(Além disso, em 2016 foi aprovada a Diretriz de Atenção à Gestante, garantindo a presença do pediatra em todas as cesarianas. )

É o pediatra quem dá os primeiros cuidados ao recém-nascido e, principalmente, intervém nas situações emergenciais, garantindo um nascimento sem complicações para o bebê.

Para que os pais se sintam seguros, tranquilos e preparados para o nascimento do bebê, é importante seguir as orientações iniciais recebidas nas consultas obstétrica de pré-natal e na consulta pediátrica pré-natal.

Essa consulta estabelece um canal de comunicação e confiança entre o obstetra, a família e o pediatra.

É através dessa oportunidade que podemos conversar sobre amamentação, saber sobre a rede de apoio dessa família e ter maiores informações à respeito da vacinação e da saúde materna.

A primeira consulta deve ser marcada por volta da 32a semana de gestação.

Nesta consulta, o pediatra busca saber sobre a provável via de parto, sobre a rede de apoio dessa família, tira dúvidas sobre o teste do pezinho (fazer o básico ou pagar pelo teste ampliado), amamentação, vacinas, os preparativos para a chegada do bebê (enxoval), a rotina na sala de parto e maternidade.

Devem ser abordados vários aspectos da gestação, parto, nascimento e acompanhamento da saúde da criança:

Intercorrências no pré-natal: saber sobre as doenças maternas, síndromes genéticas e malformações, objetivando orientar, apoiar e envolver a família nos cuidados adequados às crianças com necessidades especiais.

Algumas sugestões para se preparar para que o parto transcorra sem grandes preocupações:

  • Escolha um obstetra de confiança e compareça rigorosamente a todas as consultas do pré-natal, preferencialmente com o mesmo médico;
  • Procure conhecer o pediatra que participará do acompanhamento de seu bebê, fazendo uma consulta pediátrica pré-natal. A empatia com os profissionais que participarão do desenvolvimento do seu filho pode trazer mais confiança e tranquilidade;
  • Pergunte tudo. Tire dúvidas!

Quer saber mais?! Fale com um pediatra!

Por Camila Maria Barbosa, Pediatra e Gastropediatra.

Para conhecer mais o trabalho da Camila é só acessar o instagram @conexao.pediatria

postagens anteriores

Precisa produzir leite na gravidez?

18/06/2021

A amamentação acontece só depois que o bebê nasce, certo? Então, seria complicado manobrar uma...

Ler mais

Esse tal de períneo

17/06/2021

Quem está grávida, muito provavelmente, já ouviu falar em períneo! As que desejam um parto vaginal, então,...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!