topo

Como se preparar para maternidade?

18/11/2020

Quando se descobre uma gravidez planejada, em geral, a primeira coisa que a mulher faz é procurar um médico para verificar as condições físicas e dar início a tudo o que for necessário para preparar o corpo para a gravidez. Mas, em contrapartida, raríssimas vezes vejo uma mulher procurar apoio psicológico para preparar-se emocionalmente para todo o processo de tornar-se mãe.

Aqui cabe uma ressalva: não existe preparação para tornar-se mãe. Todo indivíduo é único e, por conseguinte, toda experiência que cada um de nós vivenciamos, também é única. Embora a maternidade seja permeada de regras disfarçadas de dicas e de todo tipo de idealização, não existe nada que possa nos preparar de fato para toda a transformação (renascimento) que estamos prestes a vivenciar.

Dito isto, embora não seja possível preparar-se do mesmo modo prático e delineado, como por exemplo, para correr uma maratona, é possível (ou melhor, necessário) buscar apoio com um psicoterapeuta para estarmos mais conectadas conosco e com a experiência que estamos prestes a vivenciar.

A maternidade implica necessariamente no nascimento de um novo Eu, pois é uma etapa que marca o início de um novo modo de ser, de pensar e de enxergar a nós mesmas e o mundo à nossa volta. E como qualquer processo de ruptura, implica no luto de dar adeus a alguém que um dia fomos e na abertura para experienciar um novo Eu que nasce, cheio de medos e expectativas.

Tudo muda junto com a gente, nosso corpo, nossa mente, nossos relacionamentos, nossas prioridades... e para isso não há nenhuma forma de prever o que virá. A única certeza é de que vamos lidar com o novo, com o inesperado, o incerto... e para encarar tudo isso, precisamos de uma mente saudável, para além de um corpo saudável. Por isso, na psicoterapia podemos encontrar o apoio emocional necessário, o auxílio para nos reorganizarmos e conectarmos com os novos seres: o bebê e a “mãe-bebê”.

Por Daniele Linhares, Psicóloga Perinatal e mãe da Bia e do Fran.

Para conhecer mais o trabalho da Daniele é só acessar o instagram @danielelinharespsicologa.

postagens anteriores

Banho de Ôfuro

04/12/2020

É uma modalidade de hidroterapia que tem sido bastante utilizada em recém nascidos para proporcionar segurança, relaxamento e...

Ler mais

Intestino: nosso segundo cérebro?

02/12/2020

O intestino é um órgão que faz mais do que “apenas” digerir e absorver os nutrientes e excretar toxinas –...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!