topo

Como encontrar um tempo só para você

08/09/2020

Talvez esse seja um dos momentos mais desafiadores para conseguir um tempo exclusivo para nós, mães. É provável que a rotina na sua casa esteja um pouco caótica. Tudo acontece no mesmo espaço e se confunde: atividades da escola, lazer das crianças, trabalho dos adultos, cuidados com saúde da família, tarefas da casa. 

Em meio a isso tudo, encontrar um horário do dia que seja só nosso é ainda mais complicado e às vezes deixamos em segundo plano. Mas se não cuidarmos de nós agora, quando faremos isso? E esse cuidado é você que define, pois cada uma de nós sabe o que está fazendo falta. A pergunta é: “o que eu gostaria de fazer se tivesse um tempo para mim?”

A partir do que você responder, vou propor um exercício utilizando uma ferramenta de priorização. Seguindo alguns passos você vai perceber que pequenas ações poderão ajudá-la a encontrar um tempo em meio a essa correria. Papel e caneta na mão, vamos lá: 

  1. Pense nas tarefas que mais tomam seu tempo ou que são prioritárias e faça uma lista.
  2. Escolha as 5 primeiras e responda para cada uma essas perguntas:
    • Há uma outra forma de eu fazer essa tarefa?

    • Posso pedir ajuda a alguém?

    • Posso pedir para alguém fazer para mim?

    • Preciso mesmo fazer agora?

    • Preciso mesmo fazer essa tarefa?

  3. Crie estratégias: A partir dessas respostas, você vai criar suas estratégias: toda a forma que você encontrar para aproveitar melhor o seu tempo. Vale tudo o que você identificar que é viável, que atende às suas necessidades.

Vou dar um exemplo:

  1. Supondo que essa seja a minha lista: - fazer almoço todos os dias; entregas do trabalho; ir ao supermercado; arrumar o quarto das crianças; lavar roupas.
  2. Análise da tarefa “Fazer almoço”: 
    • Há uma outra forma de eu fazer essa tarefa? Sim.

    • Posso pedir ajuda a alguém? Sim, meu marido e filhos.

    • Posso pedir para alguém fazer para mim? Não, pois sou a única que sabe cozinhar em casa.

    • Preciso mesmo fazer agora? Sim, pois estamos fazendo todas as refeições em casa.

    • Preciso mesmo fazer essa tarefa? Sim.

  3. Estratégias para “fazer almoço” - cozinhar em um dia para vários dias da semana e congelar; comprar comida pronta para o final de semana; pedir para a família definir o cardápio; deixar os filhos responsáveis por preparar a salada do dia. Com isso, posso reduzir o tempo que me envolvo com o almoço e usá-lo para mim.

Parece um exercício simples, mas quando paramos para pensar em como estamos utilizando nosso tempo é que percebemos e damos valor a pequenas mudanças que podem fazer a diferença.

Claro, a partir do que decidir fazer, o movimento necessário para que mude e então tenha o tempo disponível, pode dar um pouco de trabalho no início. Afinal, independente se o caminho escolhido seja pedir ajuda, delegar para alguém ou até mesmo deixar de fazer, nos demanda uma energia, diálogo, negociação e paciência. Por isso, não esqueça que a recompensa é a resposta que você deu para “o que eu gostaria de fazer se tivesse um tempo para mim?”. E isso vale a pena!

Por Lilian Schwarz, Organizer e mãe da Marina.

Para conhecer mais o trabalho da Lilian é só acessar o instagram @organizacaonamedida

postagens anteriores

Consulta pré natal pediatrica

25/09/2020

Você já ouviu falar sobre isso?!

A importância do pediatra na sala de parto é reconhecida pelo...

Ler mais

Por que meu bebê acorda durante a noite?

23/09/2020

Nosso sono ocorre em ciclos entre sono pesado e sono leve, a cada troca de ciclo experimentamos um breve despertar, é nesse momento que...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!