topo

Como aliviar as cólicas do bebê?

27/08/2021

Bebês choram, isso é normal, pois é a forma com que eles têm de se comunicar. Esse choro pode ser um sinal de fome, sono, de necessidade de aconchego, ou de dor... E é nessa última alternativa que incluímos as tão temidas cólicas!

Mas então como identificar que o choro é de cólica? Em geral, os episódios de cólicas são acompanhados por um choro intenso e alto, sem nenhuma razão aparente. Podem durar por três ou mais horas ao dia, durante três ou mais dias por semana, e que podem se estender por semanas consecutivas. Esses períodos de choro normalmente começam a partir dos 15 dias do bebê, e podem ocorrer a qualquer momento do dia ou da noite, com mais frequência entre seis da tarde e meia-noite.

Cerca de um quinto dos bebês tem cólicas, tanto os que mamam no peito, quanto fórmula, e o pico das cólicas geralmente acontece entre o segundo e terceiro mês do bebê, o que pode variar, mas geralmente elas vão embora até os 6 meses de vida do bebê. 

Segundo as mamães que responderam a nossa pesquisa no Instagram, 60% dos bebês tiveram cólicas, contra 40% que não apresentaram esse sintoma. Ainda de acordo com a nossa pesquisa, o período de cólicas mais intensas foi até os 3 meses, com 68% dos votos, enquanto 25% das mães disseram que foi nos primeiros 30 dias e apenas 7% relataram que foi depois dos 3 meses.

Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele:

• Encolhe e estica as pernas

• Arqueia as costas

• Mexe os braços e pernas

• Fica o rosto corado ou avermelhado enquanto chora

• Fecha as mãozinhas

• Parece estar com dor

• Está com a barriga inchada e solta gases

Agora que você identificou que seu bebê pode estar com cólica, o que fazer para tentar acalmá-lo? Vamos a algumas opções.

Primeiro, tentar se manter calma e caso você esteja muito cansada e tenha alguém por perto, peça ajuda. O choro de cólica de um bebê pode ser bem estressante, então tentar manter a calma vai ser bem importante.

Dê um banho morninho no Bebê.

Pegue o bebê no colo de barriguinha para baixo.

Use uma Bolsinha térmica para aquecer a barriguinha. Aqui você pode usar a nossa superdica que é a Bolsa Térmica Natural da Mercur, um produto sustentável que foi desenvolvido com caroços de Açaí e revestida com algodão orgânico. É só esquentar alguns minutinhos no micro-ondas e pronto! 

Olha só o que a Pediatra Dra Camila Barbosa, explica sobre o uso de calor para as cólicas:

“Sabemos que o aquecimento causa vasodilatação e isso acaba reduzindo o espasmo da musculatura, o que faz com que os bebês relaxem e consigam descansar"

A Juliana Storni, que é Fisioterapeuta e mamãe da Rafaela de 2 meses, já usou a Bolsa Térmica Natural e superaprovou! “Adorei a Bolsinha Térmica da Mercur! Além de ser sustentável, tem um calor supereficiente, que aliviou muito as cólicas da minha bebê e também a dor nas costas da mamãe” 

Se você quer conhecer mais sobre a história da Bolsa Térmica Natural da Mercur, e como ela pode te ajudar é só acessar AQUI.

postagens anteriores

Gravidez não é doença, mas...

17/09/2021

Você já deve ter ouvido a frase “gravidez não é doença”, não é mesmo? De fato...

Ler mais

Cuidado com as escovas dentais

15/09/2021

Afinal de contas nunca foi tão importante manter a saúde bucal de toda família! 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As escovas...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!