topo

Chupeta e o Sono

30/04/2021

Os pais/responsáveis pelo bebê devem sempre se informar sobre os benefícios x malefícios da chupeta para oferecê-la de maneira consciente.

Além de prejuízos na amamentação, distúrbios de fala e/ou ortodônticos, a chupeta pode ter dois efeitos sobre o sono do bebê.

Sabemos que uma das formas de acalmar o bebê no período da exterogestação (ler matéria dos 5S) é a sucção (sendo ela nutritiva ou não), então é muito comum os cuidadores optarem pelo uso da chupeta para acalmar esse bebê e, assim, facilitar a indução do sono.

Temos casos que isso acontece mesmo de maneira positiva e fica a critérios dos responsáveis manter seu uso ou tirar quando julgarem necessário. Porém, como consultora de sono, deixo aqui meu alerta que alguns bebês podem apresentar insônia comportamental devido ao uso da chupeta e acordar a cada troca de ciclo de sono para que algum adulto volte a colocar a chupeta e assim voltar a dormir. Chamamos isso de associação de sono e até esse bebê aprender a colocar essa chupeta na boca ou achá-la pelo berço, pode levar um tempo e ser necessário que algum cuidador levante a cada ciclo de sono para auxilia-lo nessa volta da chupeta para a boca.

Então, um conselho que dou é: se informe sobre todas as vantagens e desvantagens do uso desse acessório e tome a decisão baseada na realidade da sua família.

Cada bebê é único e cada família sabe o que está disposta a aceitar ou não para facilitar/dificultar o sono da sua criança.

Deixo aqui algumas dicas de como tentar desassociar a chupeta:

• Não deixe a chupeta presa na roupa (para o acesso não ser total);

• Reduza o tempo de uso;

• Insira a criança na retirada (não suma com ela de uma hora para outra);

• Evite ter várias chupetas;

• Tente usar a distração da criança quando ela pedir a chupeta;

• Quando tirá-la, não volte atras e tente tirar também do uso da noite.

Para bebês pequenos, oriento usar somente quando muito necessário para acalmá-los, porém, assim que ficarem sonolentos, retire-a para que ele não inicie o sono com o uso deste acessório.
 

Por Juliana Storni, Consultora do Sono, Fisioterapeuta e mãe do Bernardo.

Para conhecer mais o trabalho da Juliana é só acessar o instagram @julianafisiomaternoinfantil

postagens anteriores

1000 primeiros dias da criança

17/05/2021

Você sabia que os primeiros mil dias de vida de uma criança são os mais importantes e que as experiências vividas nesse...

Ler mais

Devo obrigar meu filho a raspar o prato?

14/05/2021

Nossos hábitos alimentares são formados na infância, por isso é importante que ensinemos às crianças bons...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!