Você já parou pra pensar na infância pela ótica do tempo?
A infância, assim como as outras fases da...
O futuro de nossos filhos depende muito das oportunidades oferecidas a eles em seus primeiros anos de vida. Por isso, a qualidade da estimulação neste período é fundamental.
No período entre o primeiro e o terceiro ano de vida podemos estimular o desenvolvimento de nossos filhos:
Brincando de pegar e dar uma bola;
Brincando de empilhar blocos ou peças grandes. Você mesmo pode construir blocos com caixas de leite vazias, limpas e forradas com retalhos ou papéis coloridos. Participe da brincadeira mostrando como fazer (lembre-se que esta é a fase da imitação), desta forma estará treinando a coordenação das mãos e a percepção visual da criança;
Falando sempre corretamente. A maneira errada como a criança fala pode ser engraçada, mas devemos sempre dar a ela o modelo correto para que aprenda. Sem constrangê-la, repita a palavra da forma certa ajudando na pronúncia das palavras;
Lendo livros de histórias (com figuras grandes e coloridas) para seu filho e peça que aponte objetos ou personagens da história. Isso ajudará na ampliação do vocabulário, aprendendo palavras novas e auxiliará na pronúncia. Não esqueça de falar corretamente, para que a criança aprenda conforme o modelo;
Pedindo que imite seus gestos. Levante o braço, o outro, depois os dois juntos, mexa a cabeça e observe se ela repete o movimento. Essa atividade fica mais interessante se você cantar uma canção relacionada ao gesto;
Brincando com nossos filhos de massa de modelar. Prefira os tipos não tóxicos ou produza em casa sua própria massa com trigo, água e anilina comestível para colorir. Assim se a criança colocar na boca não lhe fará mal;
Brincando com os sons para ajudar a criança ampliar seu vocabulário e a discriminar sons. Deite no chão ou sente e peça que a criança feche os olhos e fique em silêncio, prestando atenção nos barulhos que acontecem ao seu redor. Depois, pergunte a ela "o que você está ouvindo"? Ela terá que identificar o que é;
Promovendo brincadeiras que estimulem o equilíbrio e a coordenação motora tais como balanço, gangorra, gira-gira, triciclo;
Ensinando a criança a guardar seus brinquedos após as brincadeiras. Nesse momento você pode solicitar os brinquedos nomeando-os, por exemplo, primeiro os verdes, agora só os carrinhos, depois as bolas...
A estimulação ocorre no dia a dia em que passamos com nossos filhos conversando, brincando, cantando, alimentando-os. Quanto mais soubermos aproveitar esses momentos juntos, melhor será o desenvolvimento de nossos filhos.
Por Gisele Silva Corrêa, Neuropsicóloga e mãe do Apolo.
Para conhecer mais o trabalho da Gisele é só acessar o instagram @giseleneuropsicologa
Você já parou pra pensar na infância pela ótica do tempo?
A infância, assim como as outras fases da...
A maternidade é tão intensa e avassaladora, que, grande parte das mulheres que se tornam mães, vivem uma espécie de...