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Um tema que é necessário conversarmos a respeito. Não precisamos exigir que a criança em fase de aquisição de linguagem pronuncie as palavras de forma correta, até porque, nessa fase, no primeiro ano de vida, ela utiliza uma só palavra (ou um pedaço dela) para expressar uma ideia, o que chamamos de holófrases.
Ela pode falar, por exemplo: "ada" para "água", "té" para "quer", entre outras palavras, que quando repetidas alguma vezes por elas, possuem significados.
Antigamente, na clínica fonoaudiológica, o nosso trabalho era voltado totalmente para correção do erro, ensinar a produzir as palavras corretas para uma comunicação eficaz. Mas isso mudou ao longo do tempo...
Atualmente, na fase de aquisição de linguagem, consideramos as particularidades de cada um, e entendemos que a linguagem só é bem-sucedida por meio da interação, devendo existir todo um contexto comunicativo. (Lima et al., 2010)
Mas então, como lidar com essa fala da criança?!
Ao longo do tempo a fala da criança irá assemelhar-se a do adulto, seguindo as etapas do desenvolvimento da linguagem.
Mas caso, ao longo do tempo, percebam algum desvio nessa produção de fala, procure sempre o fonoaudiólogo, pois ajudará a detectar as alterações e propor um planejamento adequado pensando na singularidade de cada criança!
Por Mara Letícia Gobbis, Fonoaudióloga.
Para conhecer mais o trabalho da Mara Letícia é só acessar o instagram @fonomaraleticia.
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