topo

As primeiras palavras!

16/12/2020

Um tema que é necessário conversarmos a respeito. Não precisamos exigir que a criança em fase de aquisição de linguagem pronuncie as palavras de forma correta, até porque, nessa fase, no primeiro ano de vida, ela utiliza uma só palavra (ou um pedaço dela) para expressar uma ideia, o que chamamos de holófrases.

Ela pode falar, por exemplo: "ada" para "água", "té" para "quer", entre outras palavras, que quando repetidas alguma vezes por elas, possuem significados.

Antigamente, na clínica fonoaudiológica, o nosso trabalho era voltado totalmente para correção do erro, ensinar a produzir as palavras corretas para uma comunicação eficaz. Mas isso mudou ao longo do tempo...

Atualmente, na fase de aquisição de linguagem, consideramos as particularidades de cada um, e entendemos que a linguagem só é bem-sucedida por meio da interação, devendo existir todo um contexto comunicativo. (Lima et al., 2010)

Mas então, como lidar com essa fala da criança?!

  • Dê o modelo correto, mas sem pressionar por perfeição.
    •  "Então você quer ÁGUA!!"
    •  "Ah, o que é que você QUER?!"
  • Evite repetir o que foi produzido de forma incorreta, pois como adultos, devemos sempre dar o modelo de fala correta (apesar de acharmos fofinho a forma como falam algumas vezes, devemos lembrar que somos um espelho para as crianças, e como tal, falar corretamente é importante!).

Ao longo do tempo a fala da criança irá assemelhar-se a do adulto, seguindo as etapas do desenvolvimento da linguagem.

Mas caso, ao longo do tempo, percebam algum desvio nessa produção de fala, procure sempre o fonoaudiólogo, pois ajudará a detectar as alterações e propor um planejamento adequado pensando na singularidade de cada criança!

Por Mara Letícia Gobbis, Fonoaudióloga.

Para conhecer mais o trabalho da Mara Letícia é só acessar o instagram @fonomaraleticia.

postagens anteriores

Gravidez não é doença, mas...

17/09/2021

Você já deve ter ouvido a frase “gravidez não é doença”, não é mesmo? De fato...

Ler mais

Cuidado com as escovas dentais

15/09/2021

Afinal de contas nunca foi tão importante manter a saúde bucal de toda família! 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As escovas...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!