topo

Andador para bebês, é bom?

07/08/2020

Você já deve ter ouvido falar que o uso de andadores por crianças não é recomendado (em vários países ele é proibido), mas você sabe por que? 

Primeiro vamos combinar que estamos falando de andadores recreativos e usados por crianças sem nenhuma doença que afeta o aparelho locomotor!

O andador na verdade não estimula a criança a andar e, geralmente, faz com que crianças que não tenham maturidade e força pra sustentar o peso do corpo fiquem em pé, o que de maneira alguma estimula o andar ou ajuda no desenvolvimento!

Além disso a posição que a criança fica no andador não é a correta para a marcha! Os andadores desse tipo são mais parecidos com um arrastador sentado do que com um andador! Dessa forma o estímulo que é gerado não se assemelha com o andar que queremos para uma criança!

Temos que ter em mente que para andar a criança precisa completar várias etapas do desenvolvimento: como firmar a cabeça, sentar sem apoio, rolar, engatinhar e se sustentar sozinha em pé (e mais um monte de coisa, esses são os mais famosos). Depois disso tudo que ela então pode andar! E quando ela estiver com toda essa bagagem pronta acredite que ela anda mesmo sem o andador! 

Outro fator muito importante é em relação as quedas: estas são muito mais graves quando a criança está no andador! Causando traumatismos cranianos e fraturas!

Agora todo mundo entendeu porque chamo o andador de “lixão” no consultório né?

Por Dra. Michelle Cardoso, Ortopedista Infantil

Para conhecer mais o trabalho da Michelle é só acessar o instagram @dramichelleocardoso

postagens anteriores

A infância e o paradoxo do tempo

12/01/2023

Você já parou pra pensar na infância pela ótica do tempo?

A infância, assim como as outras fases da...

Ler mais

Como reencontrar a mulher depois da maternidade?

09/11/2022

A maternidade é tão intensa e avassaladora, que, grande parte das mulheres que se tornam mães, vivem uma espécie de...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!