topo

A soneca diurna influencia o sono noturno?

01/09/2020

Você sabia que o maior motivo de noites ruins de sono é reflexo de dias mal dormidos?

Quando a necessidade de sono durante o dia da criança não é atendida o tempo vai passando e a pressão do sono se instala, a criança fica mais irritada, chorosa e menos flexível, tem menos paciência, perde a concentração e habilidade de aprender e absorver novas informações.

Sem o descanso da soneca a pressão homeostática continua se acumulando até o final do dia, crescendo e se intensificando, como um vulcão, até que a criança estará completamente exausta, elétrica e incapaz de parar a explosão. O resultado é uma batalha intensa na hora de dormir com uma criança exausta, ranzinza ou um bebê que não consegue adormecer, não importando o quão cansado esteja, além de inúmeros despertares durante a madrugada.

Ou seja, quanto mais tempo acordado, mais cortisol em seu corpinho, mais choro causado por stress, que libera mais cortisol ainda, e mais dificuldades de dormir, além de poder acordar muito cedo também pela manhã no dia seguinte.

Soneca pode compensar sono noturno perdido, mas sono noturno extra não compensa soneca perdida. Ou seja, independentemente de o bebê ter dormido bem durante a noite, suas sonecas são importantes e deverão ser mantidas.

A melhor maneira de evitar esse efeito, que chamamos de efeito vulcânico é ajudando o bebê a fazer boas sonecas, respeitando as janelas de sono indicada para sua idade.

Por Fernanda Rocha, Consultora do Sono.

Para conhecer mais o trabalho da Fernanda é só acessar o instagram @consultoriasonhodebebe

postagens anteriores

A infância e o paradoxo do tempo

12/01/2023

Você já parou pra pensar na infância pela ótica do tempo?

A infância, assim como as outras fases da...

Ler mais

Como reencontrar a mulher depois da maternidade?

09/11/2022

A maternidade é tão intensa e avassaladora, que, grande parte das mulheres que se tornam mães, vivem uma espécie de...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!