topo

A soneca diurna influencia o sono noturno?

01/09/2020

Você sabia que o maior motivo de noites ruins de sono é reflexo de dias mal dormidos?

Quando a necessidade de sono durante o dia da criança não é atendida o tempo vai passando e a pressão do sono se instala, a criança fica mais irritada, chorosa e menos flexível, tem menos paciência, perde a concentração e habilidade de aprender e absorver novas informações.

Sem o descanso da soneca a pressão homeostática continua se acumulando até o final do dia, crescendo e se intensificando, como um vulcão, até que a criança estará completamente exausta, elétrica e incapaz de parar a explosão. O resultado é uma batalha intensa na hora de dormir com uma criança exausta, ranzinza ou um bebê que não consegue adormecer, não importando o quão cansado esteja, além de inúmeros despertares durante a madrugada.

Ou seja, quanto mais tempo acordado, mais cortisol em seu corpinho, mais choro causado por stress, que libera mais cortisol ainda, e mais dificuldades de dormir, além de poder acordar muito cedo também pela manhã no dia seguinte.

Soneca pode compensar sono noturno perdido, mas sono noturno extra não compensa soneca perdida. Ou seja, independentemente de o bebê ter dormido bem durante a noite, suas sonecas são importantes e deverão ser mantidas.

A melhor maneira de evitar esse efeito, que chamamos de efeito vulcânico é ajudando o bebê a fazer boas sonecas, respeitando as janelas de sono indicada para sua idade.

Por Fernanda Rocha, Consultora do Sono.

Para conhecer mais o trabalho da Fernanda é só acessar o instagram @consultoriasonhodebebe

postagens anteriores

Você sabe o que são os primeiros 1000 dias?

05/03/2021

Os primeiros 1000 dias de vida do bebê (270 dias gravidez + 0 a 12 meses 365 dias + 1 a 2 anos 365)  é considerado uma janela de...

Ler mais

Displasia do Quadril em crianças

04/03/2021

A Displasia do Desenvolvimento do Quadril (DDQ), comumente chamada de Luxação Congênita do Quadril, é um termo que...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!