topo

A relação entre Fala x Mastigação

16/03/2021

A mastigação influencia muito na força da musculatura oral uma vez que exige uma série de movimentos da língua, lábios e mandíbula, que impactam no bom desenvolvimento dos ossos e dos arcos dentários, colaborando, consequentemente, para o desenvolvimento harmonioso das estruturas faciais.

Todo esse processo será muito importante para o desenvolvimento da fala️, pois precisamos de toda a musculatura facial, os órgãos fonoarticulatórios, bem fortes para articularmos determinados sons da fala.

Por isso, a sugestão sempre será oferecer as crianças a possibilidade de mastigarem, e isso por meio dos alimentos sólidos ao invés daqueles amassados ou pastosos. Exemplo disso são aqueles pães muito molinhos, carne moída, carnes muito picadas, salsichas, purês, danoninhos, dentre outros que são bastante queridos pelas crianças (afinal, elas até preferem esses alimentos molinhos já que mastigar exige um esforço grande!). 

Nós sempre dizemos às mães que quando as crianças só se alimentam desses alimentos moles, elas não fazem força nenhuma com os músculos, ficando muitas vezes com a musculatura hipotônica/flácida, dificultando, por exemplo, um fechamento eficaz de lábios, e consequentemente uma respiração bucal, um mal posicionamento da língua, sem falar dos valores nutricionais...

Vamos exercitar a musculatura dos pequenos mamães! 

Por Mara Letícia Gobbis, Fonoaudióloga. Para conhecer mais o trabalho da Mara acesse o instagram @fonomaraleticia.

postagens anteriores

Precisa produzir leite na gravidez?

18/06/2021

A amamentação acontece só depois que o bebê nasce, certo? Então, seria complicado manobrar uma...

Ler mais

Esse tal de períneo

17/06/2021

Quem está grávida, muito provavelmente, já ouviu falar em períneo! As que desejam um parto vaginal, então,...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!