topo

A dentição afeta o sono do meu bebê?

02/02/2021

A dentição é responsabilizada por quase todos os problemas quando se trata de bebês, inclusive pelas noites de sono mal dormidas.

Como pais, estamos predispostos a prevenir o desconforto em nossos bebês, e isso é ótimo, claro. Mas a reação natural quando o bebê começa a chorar à noite é entrar e fazer o que pudermos para acalmá-lo, o que pode fazer com que o bebê não aprenda a dormir sozinho e não consiga voltar a dormir sem esse conforto (suporte externo).

Então, digamos que você esteja ensinando seu filho a dormir por algumas semanas, está tudo indo bem e, de repente, você começa a ver uma regressão. O bebê está subitamente acordando chorando duas ou três vezes por noite. Naturalmente, você vai procurar uma razão pela qual ele está voltando aos velhos hábitos. E se houver um dente chegando, isso fornece uma resposta rápida e fácil.

E, claro, não é justo deixar o bebê chorar se ele estiver realmente com dor e não apenas esperando que a mamãe volte a amamentá-lo, então você cede e decide que voltará a ensiná-lo a dormir assim que o dente nascer e o desconforto passar.

Um ano depois, e o bebê ainda está sendo embalado ou acalmado para dormir toda vez que acorda, porque “Ei! Acho que está nascendo um dente!”

Aqui estão algumas coisas para ter em mente antes de desistir de sua rotina de treinamento do sono devido à chegada dos dentes.

Em primeiro lugar, os sintomas da dentição duram cerca de oito dias, então, se o bebê estiver chorando por duas semanas durante a noite, é devido a alguma outra coisa ou o bebê mais uma vez aprendeu que chorar ao acordar trará sua pessoa favorita ao quarto, e ela o ajudará a voltar a dormir.

Em segundo lugar, os sintomas da dentição não são tão desconfortáveis quanto os pais normalmente imaginam. Ouvimos falar de dentes “rasgando” as gengivas, mas a natureza não é tão cruel assim. Na verdade, as gengivas do bebê saem do caminho para permitir a chegada dos dentes. Prova disso é que as gengivas não sangram quando o dente está nascendo.

Com isso, não estou sugerindo que você deva ignorar a dentição completamente. Basta ter em mente que os dentes novos não são o vilão dessa história. E lembre-se, o bebê ficará muito mais feliz durante o processo de dentição se tiver noites inteiras de sono ininterrupto. A mesma coisa vale para os pais.

Por Carla Picolli, Consultora do Sono e mãe do Albert e da Malu.

Para conhecer mais o trabalho da Carla é só acessar o instagram @carlapicolli.sonoinfantil.

____________

Você está grávida e quer se preparar para chegada do bebê?

Então conheça nosso Curso: "Vou ser Mãe, e agora?"

postagens anteriores

A infância e o paradoxo do tempo

12/01/2023

Você já parou pra pensar na infância pela ótica do tempo?

A infância, assim como as outras fases da...

Ler mais

Como reencontrar a mulher depois da maternidade?

09/11/2022

A maternidade é tão intensa e avassaladora, que, grande parte das mulheres que se tornam mães, vivem uma espécie de...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!