topo

5 dicas para compreender melhor o mundo do seu filho

30/08/2021

Aqui vão algumas dicas para que nós adultos possamos entender melhor nossas crianças e como elas percebem o mundo a sua volta. 

• Ao falar, se coloque na mesma altura da criança. Essa simples ação conecta e traz o senso de igualdade.

• Permita que explorem e vivam suas próprias experiências. Crianças aprendem melhor por meio de suas experiências. Mantenha um ambiente seguro e deixem que explorem e se descubram.

• Pratique a escuta ativa empática. Esteja presente quando se comunicar com a criança. Escute de fato o que ela está dizendo, sem pensar em respostas imediatas. Quando a criança se sente ouvida ela sente maior confiança e aumenta seu senso de cooperação.

• Considere a opinião da criança. Incluir a criança na tomada de decisão também é super importante para estabelecer o senso de pertencimento. Claro que há situações em que somos nós adultos que temos que avaliar e tomar a decisão necessária, mesmo não sendo da vontade da criança. O ponto aqui é permitir que se expressem e que tenham dentro do que for adequado, poder de escolha.

Ah e não espere atitudes lógicas pelas crianças, afinal os adultos somos nós. As crianças não possuem o córtex pré frontal (responsável pela parte lógica do cérebro) totalmente desenvolvido, portanto não podemos esperar deles ações lógicas. Nós como adultos temos que entender o esperado para cada fase do desenvolvimento e sermos mediadores junto às crianças, sempre direcionando, porém também sempre permitindo que eles busquem seu próprio aprendizado.

Essas dicas foram úteis? Compartilha com alguém para que possamos espalhar a educação respeitosa a mais pessoas.

Por Iara Fogar, Educadora Parental e Mãe da Sophia.

Para conhecer mais o trabalho da Iara é só acessar o instagram @iara.fogar 

_____________

Você está grávida e quer se preparar para chegada do bebê?

Então conheça nosso Curso: "Vou ser Mãe, e agora?"

postagens anteriores

Gravidez não é doença, mas...

17/09/2021

Você já deve ter ouvido a frase “gravidez não é doença”, não é mesmo? De fato...

Ler mais

Cuidado com as escovas dentais

15/09/2021

Afinal de contas nunca foi tão importante manter a saúde bucal de toda família! 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As escovas...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!