topo

5 Critérios para uma Disciplina Efetiva

09/08/2021

Na Educação Positiva temos os critérios abaixo como balizadores para promoção de uma educação mais efetiva quando pensamos nas habilidades que gostaríamos que nossos filhos desenvolvessem no longo prazo.

Gentil e Firme ao mesmo tempo - Esse critério estabelece uma relação de respeito mútuo entre os pais e os filhos. Ao ser firme respeito meus limites e ao ser gentil respeito os limites da criança. 

Conexão - Todos nós temos como necessidade de vida nos sentirmos aceitos e pertencentes. A conexão, senso de importância estabelecida na infância é essencial para o bom desenvolvimento das crianças.

Agir pensando no longo prazo - Quando pensamos em educação, muitas vezes achamos que métodos de punição podem ser efetivos. Quando punimos estamos buscando resolver o problema no curto prazo pois não há a preocupação em entender a raiz do comportamento. A prática da educação positiva atua no presente porém com resultados promissores no futuro.

Ensinar habilidades sociais e de vida - respeito, cooperação, empatia, pensamento crítico, etc são habilidades que ensinamos através de nossas ações. Somos o principal exemplo das crianças.

Encorajamento e Autonomia - Uma criança que se comporta mal é uma criança desencorajada. Crianças precisam de encorajamento para reconhecer o próprio valor e autonomia para consciência de que são capazes.

Como você percebe a aplicação desses critérios na educação dos seus filhos? Compartilhe esse post ajudando mais famílias a conhecerem sobre Educação Positiva ?

Por Iara Fogar, Educadora Parental e Mãe da Sophia.

Para conhecer mais o trabalho da Iara é só acessar o instagram @iara.fogar 

_____________

Você está grávida e quer se preparar para chegada do bebê? 

Então conheça nosso Curso: "Vou ser Mãe, e agora?"

postagens anteriores

Gravidez não é doença, mas...

17/09/2021

Você já deve ter ouvido a frase “gravidez não é doença”, não é mesmo? De fato...

Ler mais

Cuidado com as escovas dentais

15/09/2021

Afinal de contas nunca foi tão importante manter a saúde bucal de toda família! 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As escovas...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!