topo

1000 primeiros dias da criança

17/05/2021

Você sabia que os primeiros mil dias de vida de uma criança são os mais importantes e que as experiências vividas nesse período podem interferir positiva ou negativamente na vida adulta? Pois é, então vamos lá entender um pouco melhor sobre isso! Esse período de 1000 dias compreende a soma dos 270 dias da gestação + os 730 dias até que a criança complete 2 anos de idade. Essa é a fase mais importante de seu desenvolvimento, pois todo o sistema nervoso está em máximo funcionamento e desenvolvimento das estruturas cerebrais.

A contagem se inicia durante o período gestacional pois a forma como a mãe conduz a gestação interfere diretamente na formação da saúde física e emocional do feto, por isso é tão importante realizar o pré natal, além da mãe ter hábitos alimentares e de vida saudáveis. Cuidar da saúde emocional também é essencial, pois o bebê sente tudo que a mãe está experienciando.

Ingestão de drogas, álcool, cigarro por exemplo podem interferir negativamente no desenvolvimento neurológico do bebê.

De acordo com dados do Unicef, o cérebro da criança durante esses primeiros 1000 dias podem fazer até 1000 novas conexões por segundo. Essas conexões neurais também chamadas de sinapses são formadas a partir das experiências vividas e contribuem para o desenvolvimento contínuo do cérebro e para aprendizagem durante toda a vida. A falta de nutrição adequada, cuidados, conexão, amor, afeto, proteção e estímulos adequados interfere na capacidade cognitiva da criança, no seu comportamento, no desenvolvimento de habilidades socioemocionais que influenciarão durante toda sua fase adulta. 

A maternidade é um acontecimento único na vida de uma mulher e ela não é tão intuitiva quanto nos contaram, não é mesmo?! e acredito que para oferecermos cuidado de forma integrativa que compreendam o corpo, mente e espírito, precisamos como pais, nos colocar na posição de aprendizes, buscar entender toda a complexidade que envolve gerir uma criança dentro da gente e depois na condução da formação dessa criança no mundo externo. Todo amor, cuidado, segurança, afeto e estímulos positivos que possamos oferecer à criança, em especial durante esses primeiros 1000 dias, serão de extrema relevância para formação de vínculo, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de vida que contribuirão para todas suas experiências futuras. 

Nossas crianças merecem o melhor que podemos oferecer. E aí gostou desse conteúdo?

Por Iara Fogar, Educadora Parental e Mãe da Sophia.

Para conhecer mais o trabalho da Iara é só acessar o instagram @iara.fogar 

_____________

Você está grávida e quer se preparar para chegada do bebê?

Então conheça nosso Curso: "Vou ser Mãe, e agora?"

postagens anteriores

A infância e o paradoxo do tempo

12/01/2023

Você já parou pra pensar na infância pela ótica do tempo?

A infância, assim como as outras fases da...

Ler mais

Como reencontrar a mulher depois da maternidade?

09/11/2022

A maternidade é tão intensa e avassaladora, que, grande parte das mulheres que se tornam mães, vivem uma espécie de...

Ler mais
Olá, precisando de ajuda? Tire suas dúvidas conosco!